<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

22 de agosto de 2008

 

Cultura Mural 2008 - Arte



Entre maio e junho passados, o corpo discente da Escola Dinah esteve envolvido em um projeto pedagógico de Arte.
O Projeto Cultura Mural, que teve sua primeira elaboração em 2004 (clique aqui e relembre), neste ano abordou as manifestações culturais humanas dentro das práticas sociais que organizam suas relações uns-com-os-outros-ao-mundo.
Sob quatro temáticas: cultura popular, organização social, desenvolvimento educacional e formação política, o projeto, como o nome indica, expõe nos muros da escola através de desenhos e pinturas, a evolução das manifestações humanas através do tempo, em busca de compreender o processo de formação histórica do ser humano em suas dimensões sociais, culturais e políticas, convertendo o espaço público em ambiente de arte, no qual situações e idéias, através de símbolos e imagens, convidem à reflexão e promovam a preservação e/ou conservação das representações artísticas que se caracterizam como patrimônio cultural do povo brotense.



Organizado em seis etapas, no primeiro momento os discentes realizaram em sala de aula, pesquisas e debates acerca dos conceitos da palavra “cultura”, com a intenção de utilizar suas compreensões no desenvolvimento do projeto e de identificar o que seria um patrimônio cultural. No segundo momento, uma urna foi colocada no corredor da escola para que todos os estudantes pudessem depositar suas contribuições em desenhos, recortes ou textos, para a construção do projeto. Na terceira etapa, depois de analisadas e organizadas as sugestões, foram escolhidos os subtemas (política, educação, sociedade e cultura popular). Na quarta etapa os subtemas foram apresentados aos discentes para análise e organização. Na quinta etapa, realizamos os pré-projetos e esboços da pintura, discutindo-os com equipe escolar (docente e discente) para novas contribuições. Na fase final, com financiamento da APM escolar, os desenhos foram passados para os muros externos da escola e pintados pelos discentes, contando nesse processo, com a colaboração de pessoas da comunidade que ao circular pelo entorno da escola, eram convidados a participar do trabalho.



Esse projeto, além de contribuir para a conservação do patrimônio escolar e de oferecer à comunidade a expressão dos saberes estético e culturais de seus filhos e filhas através da Arte, também representa uma amostra significativa da importância ao ensinar e aprender que todos os envolvidos com os processos educativos na Escola Dinah têm preocupação em considerar em suas práticas pedagógicas, em busca da valorização cultural e peculiar própria do cidadão brotense.
Formando sim, ao contrário do que desejam os órgãos manipuladores da opinião nacional, cidadãos críticos; cuja criticidade, curiosamente, aparece enquanto são trabalhados os conteúdos que a disciplina em questão se propõe a desenvolver. E pior, em respeito e sob a orientação das palavras do “personagem arcano sem contribuição efetiva à civilização (grifos meus) ocidental” (essa pérola veio da revista Veja - clique aqui e leia), Paulo Freire:
"O desenvolvimento de uma consciência crítica que permite ao homem transformar a realidade se faz cada vez mais urgente. Na medida em que os homens, dentro de sua sociedade, vão respondendo aos desafios do mundo, vão temporalizando os espaços geográficos e vão fazendo história pela sua própria atividade criadora." (Paulo Freire. Educação e Mudança, p. 17).
Felizmente, órgãos desse tipo, que insistem em desconstruir o processo de desvelamento que a sociedade brasileira tem o direito de alcançar, estão com seus dias de arautos da verdade contados (ou pelo menos, discutidos - clique aqui para ler).
Não graças às ações daqueles que mandam na educação, mas sim, na intenção e luta dos que fazem força para que ela (A EDUCAÇÃO) efetivamente aconteça.
Quem viver, verá. Lendo e principalmente, interpretando.


Prof. Paulo Antonini leciona Arte na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza