<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

21 de agosto de 2008

 

Fuso horário - Geografia

De acordo com a Lei N° 11.662, de 24/04/2008 foi modificada a quantidade de fusos horários no Brasil à partir de 25/06/2008.
Sistema de Fusos Horários - 24 Fusos Horários mundiais.
ElaineForam definidos então 12 fusos a leste do fuso zero, para cada fuso corresponde a 1 hora a mais. No outro sentido 12 fusos a oeste do fuso zero, para cada fuso corresponde a redução de 1 hora. 12 fusos a leste, somado com os 12 fusos a oeste, do fuso zero (Greenwich), totaliza 24 fusos.
No Brasil até junho do presente ano tínhamos oficialmente 4 fusos-horários, com a nova lei passamos a ter 3 fusos-horários.
O Brasil e o Meridiano de Greenwich de acordo com a legislação antiga
O território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), abrangendo o fuso -2, fuso -3, fuso -4 e o fuso -5, isto quer dizer que em virtude da sua grande extensão territorial há sob o território brasileiro (continental e oceânico) 4 fusos horários, com regiões apresentando desde 2 horas, até 5 horas de atraso em relação a Greenwich (fuso zero). Portanto todo horário sob território brasileiro é atrasado em relação a hora GMT ou UTC.
Fique atento, pois desde 25/06/2008 o texto acima obteve nova redação (De acordo com a Lei N° 11.662, de 24/04/2008).
o novo fuso horárioO território brasileiro está localizado a oeste do Meridiano de Greenwich (fuso zero), abrangendo o fuso -2, fuso -3 e fuso -4 (não existe mais o fuso -5), isto quer dizer que em virtude da sua grande extensão territorial, em vez de quatro fusos, agora passa a ter a partir desse decreto 3 fusos horários. O primeiro fuso (-2 horas GMT) sobre as ilhas oceânicas e mais 2 fusos (-3 e -4 horas em relação a GMT) sobre o território Brasileiro. O horário de Brasília (horário oficial brasileiro) continua -3 horas em relação ao GMT. Portanto todo horário sob território brasileiro é atrasado em relação a hora GMT ou UTC.
A imagem ao lado mostra a atual configuração dos fusos sobre o território brasileiro de acordo com a nova legislação.


Os alunos da 5ª série C já estão desenvolvendo atividades com situações problemas envolvendo as Olimpíadas de Pequim e, sugeridas pela Nova Proposta Curricular envolvendo até mesmo a Copa do Mundo de Futebol que ocorrerá no Brasil em 2014.
Com o auxílio do Atlas Geográfico, os alunos desempenharam de maneira muito satisfatória as atividades.
Vale lembrar que nenhum conceito, nem mesmo os estabelecidos por convenções, são estáticos, por isso, devemos estar sempre atentos a possíveis alterações.

Até a próxima!!!


Prof. Elaine Hecht leciona Geografia na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza