<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

8 de agosto de 2008

 

Previsões Olímpicas - Geografia



Começou a Olimpíada de Pequim.
A partir de agora nas “rodinhas” de conversas, palavras como recordes, saltos, medalhas, etc, serão cada vez mais ouvidas e discutidas. E é claro que muitas apostas irão ocorrer pra saber qual país irá ganhar mais medalhas.
Nós brasileiros entramos na festa e fazemos previsões, torcemos pra que nossos atletas possam chegar ao lugar mais alto do podium em todas as modalidades.
Podemos arriscar as nossas previsões do quadro de medalhas, com grande chance de acertos.
Mas qual é o método que podemos utilizar para fazer essas previsões?
O método é simples: historicamente sabemos que os países que ganham mais medalhas são os países que possuem uma política de massificação do esporte (escolas, clubes etc.), e sua população possui uma excelente condição de vida.
Em Geografia utilizamos o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para classificar os países com as melhores condições de vida para a sua população.
Portanto podem conferir: ao final da olimpíada o quadro de medalhas vai refletir quase que fielmente o índice de IDH apresentado pelos países.
Talvez no futuro, possamos nos tornar uma potência olímpica, mas o caminho será um só: melhoria das condições de vida da população e massificação do esporte.
Não há mágica, somente trabalho sério.



E para esclarecer: O IDH é um índice sintético elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) para medir o progresso humano. Ele é composto por indicadores de três áreas: saúde, educação e renda:

Saúde: é medida pela esperança de vida ao nascer, em anos.

Educação: é medida por dois indicadores, a taxa de alfabetização da população de 15 anos de idade ou mais (que corresponde a 2/3 desse índice) e o número de matrículas no ensino de 1º, 2º e 3º graus, dividido pela população em idade escolar.

Renda: é medida pelo PIB (Produto Interno bruto) per capita, em dólares, ajustado pelo poder de compra em cada país. As taxas brutas dos indicadores das três áreas são transformadas em índices (proporcional à posição de cada país no ranking) e depois somadas, chegando-se assim ao IDH.



Prof. Luiz Cláudio Surian leciona Geografia na Escola Dinah.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza