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12 de setembro de 2008

 

Burocracia - GECM e GEME



Ontem (11/09/2008), um manifesto elaborado pelos estudantes Nilton Luis Carneiro, Danilo Teixeira Antonio e Renan Paschoalotti, foi enviado para o Programa CQC na tentativa de acelerar um processo burocrático que emperra a construção (sem ônus para o governo estadual) de uma sala anexa ao prédio escolar (site do CQC).
Os estudantes tomaram ciência do assunto na última reunião do Grupo de Estudos pela Movimentação Estudantil, e associando-se ao Grêmio Estudantil Cecília Meireles decidiram agir na tentativa de colaborar para o desenrolar do processo.
Abaixo, publicamos a íntegra da carta enviada pelos discentes ao programa de televisão:



Caros amigos do CQC:

Recorremos a vocês como uma de nossas últimas alternativas, pois nove meses de luta não deram em nada.

Somos representantes dos estudantes lutando por nossos direitos, pois as medidas que vem sendo tomadas pelo governo, choca a todos nós da Escola Estadual Professora Dinah Lúcia Balestrero, da cidade de Brotas, no interior do estado de São Paulo.

Eis o problema: A escola Dinah possui uma quantia de dinheiro suficiente para a construção de uma sala de aula, sala que seria usada tanto para as aulas de Arte, quanto como um laboratório de Química, Física e Biologia, visando assim experiências práticas com o conteúdo trabalhado nas aulas, o que despertaria um maior interesse dos estudantes.

Mas, o governo não autoriza a construção da mesma, nos dando desculpas que não se justificam, já que o gasto não é deles (reforçando: a escola tem o dinheiro necessário, eles não teriam despesa alguma). Por duas vezes a direção fez o pedido e nas duas vezes, após um tempo grande de espera, a resposta foi negativa. Como a última de suas desculpas, alegando que a escola tinha salas de aula vagas no período da tarde e da noite e ignorando que no período da manhã todas estão completamente lotadas, com mais de 35 estudantes por turma. Assim, o governo demonstra claramente a falta de preocupação com os estudantes e com o aprendizado.

Tanto os professores, quanto os estudantes são prejudicados, pois como seria possível termos aulas práticas dentro da sala de aula? Por exemplo, como trabalhar com tintas, esculturas e produtos químicos sem os devidos cuidados que um local apropriado oferece? Qual a intenção do governo em negar algo que não os prejudica de modo algum?

Para mostrar que não estamos sozinhos nesta batalha, fizemos um abaixo-assinado entre os estudantes, tendo assim mais de 800 (oitocentos) nomes, que posteriormente enviaremos para as autoridades responsáveis, inclusive para vocês.

Caso isso não se resolva, estamos correndo o risco de perder a oportunidade de beneficiar a nossa escola. Enfim, isso é burocracia ou BURROCRACIA?

Nilton Luis Carneiro
Danilo Teixeira Antonio
Renan Paschoalotti

Grêmio Estudantil Cecília Meireles
Grupo de Estudos pela Movimentação Estudantil
Escola Estadual Professora Dinah Lucia Balestrero


Nilton, Danilo e Renan são estudantes da Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza