<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

9 de setembro de 2008

 

Gasto Calórico - Educação Física

Dando continuidade à nova proposta de Educação Física, os alunos do 1º Ano do Ensino Médio aprenderam a ver as calorias de alguns alimentos que costumam consumir, e calcular o seu gasto de calorias em atividades como a corrida e a caminhada.
A fórmula para calcular as calorias gastas em uma corrida é simples: PESO X KM PERCORRIDO (em média se gasta 1 CALORIA POR KG/KM).
Por exemplo, uma pessoa de 50kg que correr 3km gastará 150 calorias (50 X 3=150), o que corresponde mais ou menos a 1 brigadeiro.
Já para calcular as calorias gastas em uma caminhada é um pouco diferente, quando caminhamos a uma velocidade de 3 a 6 km/hora o nosso gasto calórico é de 0,6 por km percorrido.
A fórmula para o cálculo da caminhada é 6 X KM PERCORRIDO X PESO: (90,6 x 3km x 50 = 90).
A mesma pessoa do exemplo anterior, em uma caminhada, gastaria 90 calorias.
São 4 os determinantes do gasto calórico diário:
METABOLISMO BASAL ou metabólica de repouso é o gasto mínimo do nosso corpo em repouso ou jejum, responsável por 60 a 75% do gasto total diário de calorias.
TERMOGÊNESE INDUZIDA PELA DIETA representa o gasto de calorias acompanhada de uma dieta alimentar.
TERMOGÊNESE FACULTATIVA representa o gasto calórico mediante a mudança de temperatura ambiente, quando precisamos gastar energia para produzir calor;
ATIVIDADE FÍSICA responsável 15% para indivíduos sedentários e 30% em pessoas que se exercitam regularmente; no gasto diário total, distribuídos entre os gastos com: (1) ATIVIDADE FÍSICA ESPONTÂNEA: relacionada a movimentos involuntários e sem propósitos; (2) ATIVIDADE FÍSICA INTENCIONAL; relacionada ao gasto no trabalho ocupacional e aos exercícios físicos intencionais.

Bom, agora é só calcular o seu gasto calórico, lembrando sempre que toda atividade física precisa de uma avaliação médica e da orientação de um profissional de educação física, já que cada um tem o seu limite.


Prof. Lucileide Nucci leciona Educação Física na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza