<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

23 de setembro de 2008

 

Nem Júlio Verne... - Física

Uma das mais caras experiências cientificas da história teve início no dia 10/09/2008, estou falando aqui do ACELERADOR DE PARTÍCULAS o LHC (Large Hadron Collider).
Mas antes de falar sobre ele em especial, é bom explicar o que é um acelerador de partículas.



O acelerador de partículas é um imenso dispositivo cilíndrico onde próton (+) e elétrons (-) giram recebendo impulsos de ímãs. Essas partículas vão girando e ganham velocidade até atingirem um alvo – átomos de outro material -, provocando alterações chamadas reações nucleares. O choque faz com que partícula(s) seja(m) liberada(s) do núcleo do átomo-alvo, transformando-o em um átomo de outro elemento químico.
Com essas experiências, avançou-se muito nos estudos sobre a constituição atômica e descobriram-se novas partículas que formam o átomo, como os quarks. Os estudos sobre o átomo avançam muito, não só pelo conhecimento dele, mas também das propriedades da matéria e seus possíveis usos, como na medicina, por exemplo.



Voltando para o LHC, tudo nele é gigantesco.



O acelerador, que custou mais de US$ 8 bilhões, é formado por um anel de 27 quilômetros de circunferência, contendo 9600 ímãs cilíndricos, milhares de quilômetros de fios e cabos, e resfriado a –271ºC, uma temperatura mais fria do que o espaço interestelar.
Ao longo do anel estão instalados quatro gigantescos detectores de partículas, o menorzinho deles, chamado LHCb, tem 10 metros de altura e pesa 5600 toneladas. O maior, chamado CMS (Compact Muon Solenoid), tem 15 metros de altura, pesa 12500 toneladas, podendo gerar um campo magnético 10 mil vezes mais forte que o da Terra, e tudo isso construído a 100 metros de profundidade, na fronteira entre a Suíça e a França.

Mais impressionante ainda é que tudo isso foi feito para estudar os objetos mais minúsculos do universo: as partículas elementares da matéria, ajudando a desvendar as leis básicas do universo”.

Do que é feita a matéria?

Como funciona?

Por que as partículas têm massa?

Há outras dimensões no espaço?

O que são a matéria escura e a energia escura, que compõem 96% do universo, mas que não conseguimos enxergar?

Essas são algumas das dúvidas fundamentais que o LHC tentará solucionar.
Para tentar respondê-las, os cientistas precisam enxergar dentro dos átomos.
O LHC, fundamentalmente, atuará como um enorme microscópio, capaz de detectar partículas até 1 bilhão de vezes menor do que 1 metro.

Outra coisa que surgiu com o Acelerador de Partículas foi a “briga” entre os cientistas Peter Higgs e Stephen Hawking, os dois são rivais e a briga é de cachorro grande, e o osso em disputa é o Nobel de Física.
Se Higgs conseguir provar, no LHC, que a sua partícula (o bóson de Higgs – que por enquanto só existe na teoria) existe, o Nobel será favas contadas. Falando em contas Stephen apostou US$ 100 em sua tese (que o bóson de Higgs não existe).
Ou Hawking é sovina ou não tem tanta certeza do que diz.

Fontes:
Química – Série novo ensino médio – Antônio Sardella – editora ática- 1ª edição.
Jornal - O Estado de São Paulo – 07/09/2008.
Jornal – O Estado de São Paulo – 14/09/2008



22h28 - pelo jeito, as respostas vão demorar um pouco mais... A experiência durou pouco.


Prof. Robson Alves leciona Matemática e Física na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza