<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

16 de outubro de 2008

 

Fotojornalismo:
Meio Ambiente e Centrovias - Português



No dia 25/09, os alunos do 1º B, Ensino Médio, realizaram no anfiteatro de nossa escola uma exposição de fotojornalismo cujo tema enfocado foi MEIO AMBIENTE.
Os objetivos da atividade eram fazer com que os alunos relacionassem a linguagem verbal e não-verbal, adquirissem informações sobre o meio ambiente na cidade onde vivem, além de elencar ações de conscientização para preservação do mesmo.



Para que a exposição fosse possível os alunos desenvolveram várias atividades. Primeiramente, assistiram a uma palestra com o Guarda Ambiental Lázaro Roberto Buzaranho, que veio prontamente até nossa escola esclarecer dúvidas e fornecer informações relevantes sobre o meio ambiente em nossa cidade.


Num segundo momento, o material do Projeto Escola Centrovias mais especificamente os textos com tema Trânsito e Meio Ambiente, foram utilizados como fonte de pesquisa, assim como as leis ambientalistas presentes no mesmo. Tais textos despertaram em nossos alunos a importância da qualidade de vida e da integração entre meio ambiente e o trânsito.



Após a pesquisa, os alunos fotografaram momentos de preservação ou mesmo do comportamento inadequado dos moradores da cidade, e para tais comportamentos elencaram possíveis medidas para solucionar os problemas diagnosticados. Tudo foi exposto em cartazes.
Por último, os alunos produziram marcadores de livros com frases de conscientização e uma “Árvore dos Sonhos”, para que cada visitante registrasse nela seus desejos/sonhos para um mundo melhor.


No dia da exposição os alunos do 1º B organizaram tudo, inclusive as descidas das salas para visita.
O Grêmio Estudantil Cecília Meirelles colaborou muito com a atividade. Nilton (2º B – presidente do grêmio) caracterizou-se de Sereia Iara e entregou aos alunos as lembranças produzidas pelo 1º B, além de descontrair a todos com sua alegria.
Importante também ressaltar que após a pesquisa no material do Projeto Escola Centrovias, os alunos do 1º B foram até a Escola Francisca e na sala da 3ª série da professora Tânia, fizeram uma exposição interativa sobre os conhecimentos adquiridos. A troca de experiências entre os alunos/escolas foi muito significativa e motivadora a todos.

Comentário dos alunos do 1º B:
Com a exposição de fotojornalismo que fizemos sobre o meio ambiente, abordamos vários assuntos sobre o meio ambiente de Brotas: O Rio Jacaré, o lixo em nossa cidade e as lixeiras para material reciclável. Foi muito interessante porque conhecemos um pouco mais sobre o NOSSO meio ambiente, que devemos cuidar bem dele para nossa cidade ser um lugar bom de viver. O mais legal foi a árvore dos sonhos que cada um pôs seu sonho de um futuro melhor, expressando seus sentimentos. Teve também uma sereia que entregava lembrancinhas para as pessoas. Adoramos ter participado.


Frases da “Árvore dos Sonhos”
Gostaria que todos tivessem consciência do que estão fazendo para o meio ambiente e do que irá acontecer!- Elisa – 7ª A.
O futuro depende de nós. Vamos salvar o planeta. O meio ambiente pede ajuda. Pare e pense... Não destrua a natureza.” - 5ª A .
O nosso futuro depende das ações que tomamos hoje.- Vice-diretor Laerte .
Queria que todos tivessem consciência e tratassem o mundo e o meio ambiente do jeito que deveria ser tratado. “ - Ana Paula 7ª A.
Que as pessoas caiam na real e se toquem que o que nós fazemos no presente repertutirá no futuro- Roberta – 7ª A.
Que todos se conscientizem e preservem nosso planeta, não apenas um dia, mas sim toda a vida.- 7ª A.
Fazemos parte de um todo. Juntos, fazemos a diferença! Solidariedade!- 5ª A.


Prof. Juliana Gastaldi leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza