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4 de outubro de 2008

 

A Geografia e as Eleições

É por demais sabido que a principal forma de relação entre o homem e a natureza, ou melhor, entre o homem e o meio, é dada pela técnica. As técnicas são um conjunto de meios instrumentais e sociais, com os quais o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço.” (Milton Santos. A natureza do espaço. São Paulo: Edusp, 2002. p.29.)



O objeto de estudo principal da Geografia é o espaço. Espaço que varia da escala local, passando pela regional até a global.
O ensino atual dessa disciplina prioriza esse ir e vir nas diversas escalas.
Historicamente, o Brasil nunca resolveu direito a divisão entre o público e o privado, o que reflete na apropriação indébita de recursos financeiros, materiais, serviços e de espaço público por pessoas ou associações privadas.
Nas discussões em sala de aula, esse tema levanta muita polêmica, pois questões como direito, cidadania, democracia entre outras, ainda possuem um conceito errôneo entre nossa população.



Nesse contexto, a escola surge como um “espaço primordial” para iniciarmos discussões que levem os futuros eleitores e pretendentes a cargos públicos, a uma discussão mais aprofundada sobre esses temas.
Nessas eleições muitos candidatos não conseguem discernir essas escalas propondo muitas vezes, ações fora do contexto municipal, já que as eleições são para prefeitos e vereadores.
Cabe a nós, professores e alunos, dentro de nossas aulas, promovermos debates que enriqueçam essa discussão para que tenhamos condições de analisarmos criticamente as propostas dos candidatos, questioná-los e cobrá-los em suas ações.
Aos que ainda não podem votar que tal promover um debate entre a família?
E aos que já podem que tal refletirmos um pouco mais sobre o assunto?

Bons votos.


Prof. Luiz Cláudio Surian leciona Geografia na Escola Dinah.




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Paulo Antonouza