<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

21 de outubro de 2008

 

Já tomou vermífugo esse ano? - Biologia

PARASITOLOGIA HUMANA

Na natureza é possível observar inúmeros inter-relacionamentos entre animais e vegetais, que podem ser harmônicos simbiônticos ou não; e desarmônicos onde pelo menos uns dos organismos envolvidos saem no prejuízo.
Os organismos heterótrofos (não produzem seu próprio alimento), tem em comum dois aspectos fundamentais:
Obtenção de alimentos
Proteção
O parasitismo é uma associação de unilateralidade no benefício, ou seja, o hospedeiro é espoliado pelo parasita, pois fornece alimento e abrigo para este.
Parasitas de interesse para o ser humano:

Nematoda

Oxiúros
As fêmeas fecundadas dirigem-se à região anal, geralmente à noite, causando grande irritação. Crianças, principalmente, podem levar a mão a esse local, para coçar; caso a mão contaminada com os ovos do parasita seja depois levada à boca, esses ovos podem ser engolidos, iniciando-se um novo ciclo.

Ascaris lumbricoides (Lombriga)
Uma lombriga pode passar desapercebido pelo hospedeiro, mas o problema é que ela se reproduz chegando ao ponto de intervenção médica (nada agradável)
É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

Platyhelminthes

Tênias
São conhecidas popularmente como solitárias. Elas podem atingir grandes tamanhos, aproximadamente 8 metros de comprimento. Os principais sintomas são: diarréia, emagrecimento e dor abdominal.
Prevenção: observação da procedência da carne bovina e suína e seu preparo.
Cisticercose.
A tênia tem o ciclo reprodutivo dividido no hospedeiro intermediário (o porco) no qual provoca a cistecercose e o hospedeiro definitivo (o ser humano) no qual desenvolve a tênia. Quando o organismo humano ingere o ovo da tênia faz o papel do hospedeiro intermediário (o porco) desenvolvendo assim a cistecercose, situação gravíssima quando se instalam no cérebro. Muito cuidado com a água e as verduras que são ingeridas

Trematódeos

Esquistossomos (barriga d água)
Das fezes de um ser contamido e em contado com a água do ambiente os ovos evoluem para a larva (miracídio) que penetra no corpo de caramujos. No corpo dos caramujos os miracidios multiplicam-se e dão origem a outro tipo de larva (a cercária) ; cada miracidio pode dar origem a cerca de 200 mil cercarias.

Protozoários

Leishmaniose
A leishmaniose tegumentar ou cutânea é caracterizada por lesões na pele, podendo também afetar nariz, boca e garganta (esta forma é conhecida como “ferida brava”). A visceral ou calazar, é uma doença sistêmica, pois afeta vários órgãos, sendo que os mais acometidos são o fígado, baço e medula óssea. Sua transmissão se dá através de pequenos mosquitos que se alimentam de sangue, e, que , dependendo da localidade, recebem nomes diferentes, tais como: mosquito palha, tatuquira, asa branca, cangalinha, asa dura, palhinha ou birigui.
Giárdia
O sintoma mais comum é a diarréia, com muco e não sanguinolenta; desconforto abdominal, cólica, flatulência (acumulo de gases) , náuseas e vômitos. Pode ocorrer dor no epigástrio (acima do estômago), simulando úlcera.

Artrópodes


Em geral, os distúrbios que ocorrem são de pequena monta, pois há uma tendência de haver um equilíbrio entre a ação do parasito e a capacidade de resistência do hospedeiro. “A doença parasitária é um acidente que ocorre, em conseqüência de desequilíbrio entre hospedeiro e parasito

Como evitar tudo isso?

É quase impossível, pois os parasitas possuem estratégias fantásticas de reprodução e mecanismos incrivelmente bem adaptados para ganhar novos hospedeiros.
Podemos tomar algumas medidas profiláticas que ajudam muito, tais como:
Fazer exames periódicos
Lavar e cozinhar bem os alimentos que serão ingeridos (grande ênfase para as verduras)
Manter sempre uma boa higiene corporal.


Prof. Mario Monteiro leciona Biologia na Escola Dinah




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza