23 de outubro de 2008
Mágicas com Números - Matemática
Truques de adivinhações aritméticas têm sido apresentados a pessoas e alunos de vários níveis de escolaridade. Aqui vai um deles:
1. Pergunta ao aluno se o número é par ou ímpar. Ouvida a resposta, se for par, pede ao aluno que divida o número por 2. Se for ímpar, pede a ele que subtraia 1 e que então divida o resultado por dois.
2. Pergunta se o resultado obtido é par ou ímpar e, ouvida a resposta, pede ao aluno para repetir o procedimento descrito no item 1.
3. O procedimento continua com cada novo resultado até o resultado (quociente de uma divisão por 2) tornar-se igual a 1, quando então os cálculos do aluno terminarão.
Quando o professor é informado de que o resultado é igual a 1, ele revela imediatamente ao aluno o número pensado por ele.
Como funciona o truque da adivinhação egípcia
Suponhamos que o número pensado pelo aluno seja 52. Nas sucessivas etapas, o aluno efetuará as contas da coluna abaixo à esquerda, enquanto simultaneamente o professor irá fazendo, secretamente, as anotações da coluna à direita.
Para cada número ímpar informado pelo aluno, o professor anota √. Nos sucessivos estágios da brincadeira, o professor marca as potências de 2, iniciando em 2º = 1. Em seguida, o professor soma as potências de 2 correspondentes às marcas √.
E resgata o número que foi pensado pelo aluno!
Prof. Robson Alves leciona Matemática na Escola Dinah.
Adivinhação egípcia
Neste truque o professor (ou apresentador) pede a um aluno (ou espectador) que pense em um número de 10 a 100. O professor segue então os seguintes passos:1. Pergunta ao aluno se o número é par ou ímpar. Ouvida a resposta, se for par, pede ao aluno que divida o número por 2. Se for ímpar, pede a ele que subtraia 1 e que então divida o resultado por dois.
2. Pergunta se o resultado obtido é par ou ímpar e, ouvida a resposta, pede ao aluno para repetir o procedimento descrito no item 1.
3. O procedimento continua com cada novo resultado até o resultado (quociente de uma divisão por 2) tornar-se igual a 1, quando então os cálculos do aluno terminarão.
Quando o professor é informado de que o resultado é igual a 1, ele revela imediatamente ao aluno o número pensado por ele.
Como funciona o truque da adivinhação egípcia
Suponhamos que o número pensado pelo aluno seja 52. Nas sucessivas etapas, o aluno efetuará as contas da coluna abaixo à esquerda, enquanto simultaneamente o professor irá fazendo, secretamente, as anotações da coluna à direita.
Para cada número ímpar informado pelo aluno, o professor anota √. Nos sucessivos estágios da brincadeira, o professor marca as potências de 2, iniciando em 2º = 1. Em seguida, o professor soma as potências de 2 correspondentes às marcas √.
4 + 16 + 32 = 52
E resgata o número que foi pensado pelo aluno!
Fonte: Revista do professor de matemática 60, 2006
Prof. Robson Alves leciona Matemática na Escola Dinah.
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Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza