<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

14 de outubro de 2008

 

Produção discente - Português

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Cenpec, desenvolve ações de formação de professores e premia poesias, textos de memórias e artigo de opinião, elaborados por alunos das escolas públicas de todo o país.
Com o tema “Lugar onde vivo”, as 5ª séries trabalharam poesia, e o cadernos continham o como conteúdos gerais:
Desenvolvimento de um olhar sensível e emotivo sobre o lugar onde vivem;
Caracterização do poema – verso, estrofe;
Recursos poéticos – rima, aliteração, repetição de versos;
Identificação e criação de metáforas, comparações, imagens;
Leitura de poesias e reconhecimento de poetas brasileiros consagrados.

Nossa aluna da 5ª série A, Paula Milanez Mariano participou da etapa municipal, com a seguinte poesia:



“Meu bairro”

Moro em um lugar
Bacana para se morar,
Sem poluição
Sem lixo no chão!

Crianças brincam na rua
De futebol e pião,
Mas minha mãe fica brava,
De tanto baterem a bola no meu portão...

Existem casas em construção,
Animais e creche,
Pode-se deixar o carro aberto
Que lá ninguém mexe.

A vizinhança toda ajuda
Para deixar o mundo feliz,
Festas comunitárias,
Isso é o que eu sempre quis!

Cada mês uma nova casa,
Cada mês mais gente,
Cada vez mais barulho,
Mas que deixa a gente contente.

Acho que já deu pra conhecer
O lugar onde vivo,
Venha me visitar,
E ser meu amigo.


Prof. Helenice Baltieri leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza