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28 de novembro de 2008

 

Autonomia Estudantil - Educação Física


Próximo ao encerramento do período letivo, cabe uma breve reflexão acerca da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, tendo em vista a componente curricular Educação Física.
Especificamente no quarto bimestre, pode-se compreender, como um dos pontos positivos da proposta, a atenção à autonomia das(os) estudantes.
De acordo com a proposta:
A autonomia para gerenciar a própria aprendizagem (aprender a aprender) e o resultado dela em intervenções solidárias (aprender a fazer e a conviver) deve ser a base da educação das crianças, dos jovens e dos adultos, que têm em suas mãos a continuidade da produção cultural e das práticas sociais.” (SÃO PAULO (Estado). Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Educação Física. São Paulo: SEE, 2008. p.11).
No plano das ações, as construções relacionadas às atividades expressivas (5as séries) e à organização de competições esportivas (8as séries) são exemplos desta autonomia.
As 5as séries, B e C, ficaram incumbidas de construir formas de se expressar sonoramente utilizando seus corpos e, após, de se expressar ritmicamente, acompanhando as músicas.
As 8as séries, C e D, ficaram responsáveis por organizar e desenvolver torneios esportivos envolvendo eliminatórias simples e eliminatórias duplas.
Tais ações se mostraram coerentes com os objetivos que se têm com a autonomia estudantil, ou seja, construção de valores de pertencimento e responsabilidade, essenciais para a inserção cidadã nas dimensões sociais, considerando a dialogicidade e a diversidade.


Prof. Fábio Mizuno leciona Educação Física na Escola Dinah




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Paulo Antonouza