<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

20 de novembro de 2008

 

Mapeando os mapas - Geografia

ElaineOs mapas desde a antiguidade são utilizados para servir a humanidade.
Mapas não são especificidades das aulas de geografia, podem auxiliar também o trabalho de outras disciplinas, no entanto, faz parte de um importante material de apoio nas aulas de geografia desde o Ensino Fundamental até Médio.
Existem vários tipos de mapas, os físicos, políticos, econômicos, que podem ser analisados ou confeccionados em diferentes escalas.
É interessante sabermos sobre a origem dos mapas:
A palavra "mapa" surgiu na Idade Média e tem provavelmente origem cartaginesa, significando "toalha de mesa". Os navegadores e os negociantes, ao discutir sobre rotas, caminhos e localidades em locais públicos, rabiscavam diretamente nas toalhas (mapas), surgindo então o documento gráfico que era bastante útil a todos.
Atualmente, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) define "mapa" como: uma representação gráfica, em geral uma superfície plana e em uma escala determinada, com representação de acidentes físicos e culturais da superfície da Terra, ou de um planeta ou satélite.
Observe o exemplo abaixo: são mapas físico, político e econômico.


Por convenção algumas normas internacionais foram estabelecidas no que diz respeito à confecção de mapas. Dentre muitas estão:

Em mapa de relevo quanto maior a altitude mais intensa a coloração.
Tons claros de azul não devem ser utilizados em áreas continentais.
Em muitos, mas não em todos os mapas, o norte está acima.

Além de vários tipos de mapas existem também diferentes projeções, como exemplo abaixo: azimutal eqüidistante, a cônica e a plana.


Aprender a ler mapas e saber utilizá-los como uma representação do espaço, que segue as regras de vários sistemas de projeção e tem uma linguagem específica, é elemento-chave para a formação do cidadão autônomo.


Prof. Elaine Hecht leciona Geografia na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza