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18 de dezembro de 2008

 

Compartilhando compreensões - Educação Física

Nesta matéria, compartilho as reflexões desenvolvidas para o trabalho final do curso A Rede Aprende com a Rede, promovido pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas (CENP) da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. <conheça o site>
Tal curso teve como objetivo, a partir da abordagem dos aspectos teóricos e metodológicos da Proposta Curricular, assim como de seus materiais de apoio, possibilitar aos educadores aprofundar os conceitos e teorias que orientam as Propostas Curriculares de cada disciplina, bem como as metodologias indicadas nos materiais de apoio aos professores.
Abaixo, estão as questões requeridas, com as suas respectivas respostas.



Questão 1 - Considerando a concepção de Educação Física centrada na perspectiva do “Se Movimentar” na cultura de movimento, que procedimentos você utilizaria para mobilizar a turma durante a organização de festivais, eventos e campeonatos?
É importante, primeiramente, salientar que, na perspectiva do “Se Movimentar” a relação que o sujeito estabelece com a cultura de movimento a partir de seu repertório (informações/ conhecimentos, movimentos, condutas etc.), de sua história de vida, de suas vinculações socioculturais e de seus desejos, é considerada. Deste modo, os procedimentos adotados para mobilização dos estudantes para a organização de festivais, eventos e campeonatos não pode se isentar de tal característica.
Ainda, visto que a cultura de movimento é o conjunto de significados/sentidos, símbolos e códigos que se produzem e re-produzem dinamicamente nos jogos, esportes, danças e atividades rítmicas, lutas, ginásticas etc., os quais influenciam, delimitam, dinamizam e/ou constrangem o Se Movimentar dos sujeitos, base de nosso diálogo expressivo com o mundo e com os outros, os procedimentos a serem adotados, se coerentes com essa perspectiva, utilizará do diálogo para elaboração conjunta, o que favorecerá o desenvolvimento de todo o processo. Em outras palavras, a partir do diálogo, se compreenderá, em grupo, a importância do conteúdo proposto, as suas etapas, os seus objetivos, bem como, a partir das experiências prévias, de todos e todas, se decidirá questões atinentes à organização de festivais, eventos e campeonatos, tais como, modalidades envolvidas, normas e regras etc.

Questão 2 - Compare as categorias de movimento: Jogo e Esporte, a partir das técnicas e táticas, e aponte as características que as agregam e as que as dissociam.
Para se estabelecer uma comparação entre Jogo e Esporte, a partir das técnicas e táticas, é necessário o apontamento das principais características de cada um. O esporte é dotado de regras de caráter oficial e competitivo e envolvem condições espaciais e de equipamentos específicas. O jogo possui a característica mais cooperativa e recreativa, assim como, possibilita uma flexibilidade maior nas regulamentações, que podem ser adaptadas em função das condições de espaço e material disponíveis, do número de participantes, entre outros.
Especificamente, no que tange as técnicas e táticas, as diferenças estão no rigor do desempenho, visando a melhor eficiência e eficácia, que o esporte requer. O jogo, devido ao seu caráter mais lúdico acaba sendo isento dessas tensões. Em comum, a existência, apesar da flexibilidade possível aos jogos, das táticas e técnicas, afinal, regulamentações têm que ser estabelecidas para que seja viável o andamento das atividades. Não é porque a flexibilidade seja possível, que os jogos são desorganizados, sem normas e/ou maneiras mais adequadas para o seu desenvolvimento.

Questão 3 - Considerando os eixos de conteúdos: Jogo, Esporte, Ginástica, Luta e Atividade Rítmica / Dança, apresente procedimentos docentes a serem adotados para incentivar o aluno a se tornar praticante, apreciador e produtor / transformador dos elementos da cultura de movimento.
Mais do que procedimentos docentes, se a busca é por um ensino realmente efetivo, a ponto de propiciar um contexto favorável para que os (as) discentes se tornem praticantes, apreciadores(as) e produtores(as)/transformadores(as) dos elementos da cultura de movimento, posturas docentes são necessárias. Para estas, a atenção aos seguintes pensamentos/ações, freireanas (Paulo Freire), é indispensável: a coerência para diminuir a distância entre o discurso e a prática; se recusar a silenciar a liberdade dos educandos e rejeitar a sua supressão do processo de construção da boa disciplina; se assumir como ser passível de não saber, mas se preparar ao máximo para não ter que repetir seguidamente que não sabe; perceber que minha prática exige de mim uma tomada de posição; não pensar que a partir da prática docente podem transformar o país, mas podem demonstrar que é possível mudar; saber escutar, pois somente quem escuta paciente e criticamente o outro, fala com ele; usar os avanços tecnológicos mas, sobretudo, discuti-los; ter uma atitude sempre aberta aos demais, aos dados da realidade assim como, uma desconfiança metódica para não se tornar absolutamente certo das certezas; ter a consciência de que é pensando criticamente a prática de hoje ou ontem que se pode melhorar a próxima prática; ser a favor da liberdade contra o autoritarismo, da autoridade contra a licenciosidade.

Questão 4 - Como os eixos temáticos “Organismo Humano”, “Movimento e Saúde” e “Mídias” podem ser desenvolvidos e avaliados pelo professor, em cruzamento com os eixos de conteúdo oriundos da cultura de movimento?
O foco de desenvolvimento dos eixos temáticos Organismo Humano, Movimento e Saúde, está na compreensão inicial sobre as capacidades físicas necessárias para a prática de várias manifestações da cultura de movimento, bem como, na percepção da relação entre os princípios e os efeitos do treinamento físico. No eixo Mídias, está a pretensão de identificação, discriminação e crítica dos significados/sentidos no discurso das mídias sobre as manifestações da cultura de movimento. Deste modo, ações referentes a esses eixos não podem deixar de cotejá-los com as experiências do Se-Movimentar dos estudantes, assim como, não se restringir a parcialidade dos conteúdos oriundos da cultura de movimento.
A avaliação do desenvolvimento dos eixos temáticos deve caminhar na direção de uma avaliação integrada das condutas dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem, sem estabelecer procedimentos isolados e formais. As atividades avaliadoras devem favorecer a geração de informações ou indícios, qualitativos e quantitativos, verbais e não-verbais relacionados com as competências e habilidades que se pretende desenvolver, para que se possa checar a compreensão dos conteúdos e a aquisição das competências e habilidades propostas.





Prof. Fábio Mizuno leciona Educação Física na Escola Dinah.




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Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza