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31 de março de 2008

 

Classificados OQSP 2008 - Química

Novamente, em 2008 (reveja as classificadas de 2007), a Escola Dinah teve DOIS alunos selecionados para a fase final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo:
Antonio Carlos Mometti e Rodolfo Favoretto Rissardi
, ambos da 3ª série do Ensino Médio. (confira os classificados 2008)
http://www.escoladinah.com.br/mometti.jpgCriada em 1996, quando realizou-se, em São Paulo, a IV Maratona Científica em Química durante o XXXVI Congresso Brasileiro de Química da ABQ, em 1997 a ABQ-SP organizou a Maratona Regional de Química. A partir de 1998, o evento passou a alimentar, com seus vencedores, a Olimpíada Brasileira de Química, sendo que o nome Olimpíada de Química do Estado de São Paulo foi adotado em meados de 2000 com o lançamento da OQSP-2001. (Visite o site da OQSP)
A edição 2008 da OQSP teve início em setembro de 2007, com a divulgação do tema das redações: “Computador – uma sofisticada combinação de produtos químicos”, em 2.700 escolas, na internet e por e-mail.
Os estudantes paulistas de 1ª e 2ª série de ensino médio entregaram as redações sobre o tema em suas escola; os professores selecionaram quatro (sendo duas de cada série) e as inscreveram na OQSP até a data limite (segunda quinzena de novembro). Em março de 2008, a Comissão Julgadora convocou o 1º autor (pois as redações podem ser feitas em grupos) das 100 melhores redações (sendo 50 da 2ª série e 50 da 3ª série do ensino médio) para a Fase Final e convidou, também, os treineiros da FUVEST com as melhores notas na prova escrita de química.
A Fase Final da OQSP ocorrerá no dia 07 de junho de 2008.
Neste dia, os finalistas inscritos comparecerão, munidos de documento de identidade, ao Instituto de Química da USP, Cidade Universitária, São Paulo às 8h 30min, onde receberão seu Certificado de Participação na Fase Final. Ás 9h assistirão a experimentos demonstrados por professores. Em seguida, disporão de 120 minutos para responder às questões, que se situarão dentro do programa de química para o ensino médio. (Consulte o programa)
Apresenta alta As provas (anônimas e com senha) serão corrigidas imediatamente pela Comissão Julgadora, composta exclusivamente por Doutores em Química ou áreas correlatas.
A nota determinará a classificação para a atribuição das 20 medalhas aos estudantes de cada série; rebaixamento de classificação será aplicado aos “treineiros”, quando necessário, para que estes não recebam mais que a metade das medalhas de cada série.
Na sessão de premiação serão atribuídas 40 medalhas, sendo 3 de ouro, 6 de prata e 11 de bronze para cada série.
Prêmios em dinheiro acompanharão as medalhas de ouro, culminando com o “Prêmio Prof. Geraldo Vicentini” (R$1.000,00), conferido pelo IQ-USP ao 1º colocado da 3ª série.
A ABQ-SP se incumbirá de inscrever na Olimpíada Brasileira de Química os 40 estudantes que conquistaram medalhas na OQSP (salvo mudanças no número definido pela OBQ).



Você pode ler as redações selecionadas, clicando abaixo:





Prof. Mirela Mancini
leciona Química na Escola Dinah.




28 de março de 2008

 

O “Esporte” Social - Educação Física

O ser humano se desenvolve, como ser social, a partir de suas relações com os outros e o mundo.
Nestas inter-relações, estão presentes as atividades corporais, como o esporte.
Porém, para o esporte poder ser considerado uma prática social que possibilita o desenvolvimento global dos indivíduos, uma mudança de enfoque é necessária.
A óptica meramente técnica (ou seja, o fazer por fazer) tem que ceder espaço para reflexões (pensar o fazer) acerca das sensações experienciadas num espetáculo esportivo, por exemplo.


Isto porque, elas podem ir, desde embates entre torcedores, até demonstrações de “fair-play”, ou seja, jogo limpo, sem trapaças, sem más intenções.
Assim, na qualidade de expectadores ou jogadores, esta ampla gama de possibilidades podem influenciar os seus atores, pois refletem as tramas vividas na sociedade.


Estabelece-se, desta maneira, um grande jogo social, no qual o esporte ganha, ou melhor, retoma sua função de, também, contribuir para que os indivíduos (seres pensantes e não, somente, seres fazedores) se auto-conheçam e compreendam a realidade.



Prof. Fábio Mizuno leciona Educação Física na Escola Dinah



27 de março de 2008

 

Artigo de Opinião - Português

Como última atividade dos 42 dias de consolidação das capacidades de leitura e produção de texto propostas pelo Programa São Paulo faz escola, com o Jornal do Aluno, foi apresentada aos alunos a seguinte tarefa: Planejar e desenvolver um Artigo de Opinião.
Seguindo a proposta do projeto, os alunos receberam as orientações para a atividade, bem como as estratégias para desenvolver um texto deste gênero.
Após a realização dos exercícios, da confecção de um roteiro para a primeira redação do artigo, os alunos trocaram entre si os textos e com o professor realizaram a reescrita, a qual resultou na redação final da atividade proposta.
Como exemplo do trabalho desenvolvido coletivamente, em sala, pelos alunos da 8ª Série C do Ensino Fundamental, apresentamos um dos Artigos de Opinião:


Tema: Você acha que com multas é possível diminuir os focos do mosquito da Dengue?

Eu sou a favor de multarem as pessoas que não cuidam direito das suas casas, que não se preocupam com o problema da dengue. Mas também precisa ser uma multa mais ou menos alta para assim as pessoas se conscientizarem e perceberem o perigo que a dengue é.
Isso é bom e ajuda bastante na luta contra a dengue, pois algumas pessoas não se importam com a prevenção dos criadouros do mosquito da dengue, então com a multa, provavelmente essas pessoas prestarão mais atenção. Eu acho que esta é uma maneira para diminuir os focos do mosquito da dengue, já que ninguém deixará de limpar seu quintal, entre outras coisas, e assim terem que pagar uma multa.
Mas também infelizmente existem várias pessoas que são contra isso e por isso até criticam as opiniões dos que são a favor. Eles são contra, porque acham que esta medida não dará certo, que seria melhor tomarem outras providências como: espalhar cartazes de prevenção pela cidade.
Apesar dessa opinião contrária, eu sou a favor dessa atitude, porque várias medidas já foram tomadas, e o número de casos da dengue continua crescendo. Talvez a multa não seja a melhor atitude a ser tomada, contudo, como já testemunhamos, a multa trouxe um resultado bem satisfatório no trânsito, pois quando mexe no bolso dos motoristas eles acabam se lembrando de usar cinto de segurança, por exemplo.
Portanto, todos nós temos que ajudar no combate a dengue, e esperar que esta medida surta o mesmo efeito resultado nas leis de trânsito. Porque, assim, será melhor para todos, por isso sou a favor, pois amo a vida.
Jaqueline Fernanda Corradini, 8ª C



Apesar de estarmos diante de um texto de alunos da 8ª Série, portanto, de adolescentes começando a desenvolver suas opiniões críticas e pontos de vista, podemos perceber que os alunos puderam realizar uma tarefa com qualidade.
Como vimos, todos os elementos necessários para um artigo de opinião convincente estão presentes no texto acima.
Por exemplo, há uma introdução, em que a autora já expressa sua opinião de maneira clara. Depois, temos os argumentos tanto a favor da medida como contra, dispostos estrategicamente ao longo do texto. E, por fim, na conclusão a autora reafirma sua posição de modo a fundamentar qual era sua posição inicial. Elemento chave do Artigo de Opinião.



Prof. Luiz Eduardo Divino leciona Português na Escola Dinah.



26 de março de 2008

 

PRESSÃO - Física

Aproximar o conteúdo escolar a momentos da vida cotidiana do aluno é muito importante, para que a aprendizagem tenha sentido e a compreensão das aulas possa ser utilizada no dia a dia de todos nós.
Assim, aproveitando as sugestões presentes no Jornal do Aluno, desenvolvi pesquisas com os estudantes do Ensino Médio, as quais complemento com o texto abaixo.
preparo das batatasInventada no século XVII pelo francês Denis Papin, a panela de pressão, permitiu redução no tempo de cozimento de inúmeros alimentos.
Ela pode ser perigosa, já que a pressão no seu interior é grande. Porém, se a pressão subir demais, ela explode. Para isso, existem válvulas, que devem ser mantidas limpas e desimpedidas. (assista uma experiência feita com um refrigerante)
No seu interior a água chega a temperaturas superiores a 100°C e a pressão de dois atm.
A tabela a seguir mostra o tempo de cozimento médio de alguns alimentos em panela de pressão e normal:





Prof. Analice Santana leciona Física na Escola Dinah.



24 de março de 2008

 

Raciocínio Lógico - Matemática

Não existe um Prêmio Nobel para a Matemática – mas muitos dos agraciados nas áreas de Física e de Economia foram lembrados por trabalhos escorados amplamente na Matemática
Este é o início do texto de um artigo da revista Veja sob o título "Os frutos da ciência", que fala sobre os agraciados pelo Prêmio Nobel. (saiba mais sobre o prêmio Nobel)
A Matemática é uma ciência que permeia todos os campos de atividades do homem. Para constatarmos a veracidade disso, basta prestarmos um pouco mais de atenção nas coisas do cotidiano.
Aliás, o difícil hoje é encontrar áreas de atividade humana onde a Matemática ou, pelo menos, seu raciocínio lógico não tenha, em maior ou menor grau, alguma participação efetiva.
O raciocínio lógico que se desenvolve na matemática é algo que se aplica não somente nas ciências exatas.
Uma pessoa que tenha desenvolvido bem tal raciocínio é capaz de desempenhar qualquer atividade, seja nas ciências biológicas ou nas ciências humanas. Isso porque ela apresenta a capacidade de estabelecer relações entre as idéias, não se perdendo no meio do caminho em busca de soluções e respostas. (Faça um teste de raciocínio lógico aqui)
Melhorar o raciocínio e ampliar os horizontes é um passo decisivo para os sucessos futuros na vida de uma pessoa.


A felicidade é um produto de inúmeros fatores positivos; mas, basta um simples fator nulo (ou uma operação errada) para eliminá-la” - extraído do livro Elos da Matemática.



Prof. Débora Barbosa leciona Matemática na Escola Dinah.



21 de março de 2008

 

Felicidade - Filosofia

Quem não está à procura da felicidade?
À procura de sentir a felicidade?
O problema está em onde a encontrar.
O que é a felicidade?
Pra você o que é a felicidade?
A Filosofia está aí para que possamos viver melhor, aprendermos a lidar com os problemas, sem fugir deles, enfrentando-os. Assim conseguiríamos sentir ao menos um pouco o gosto da tal felicidade.
No campo filosófico, para Boécio (480 d.C – 524 d.C.): “A felicidade pode entrar em toda a parte se suportarmos tudo sem quiexas”. Entretanto, nos dias de hoje, vivemos agitados, cheios de afazeres, numa “louca” corrida contra o tempo, e é preciso que paremos um pouco para refletir sobre o que estamos fazendo de nossas vidas, com a vida dos que nos rodeiam.
Como vimos na 1ª aula do Jornal do Aluno, Epicuro (341 a.C. – 270 a.C.) dizia que nunca é tarde demais e nem cedo demais para começar a filosofar. Para ele, também, não há hora certa para a felicidade.
Felizmente, a disciplina Filosofia está sendo apresentada de forma mais acessível, de forma mais clara, facilitando sua compreensão e motivando a reflexão.
A felicidade depende de cada um de nós.
Ela está dentro de cada indivíduo, basta que coloquemos em prática o que manda nossa consciência.
O que manda nosso coração.


Leia trecho de um livro em quadrinhos sobre Epicuro



Prof. Sandra Ventura leciona Filosofia na Escola Dinah.



19 de março de 2008

 

Palestra - Inglês

Hi people!!
Hoje os alunos dos três períodos, e nós professores, participamos de uma palestra com o Prefeito Municipal, Orlando Pereira Barreto Neto. Durante o período da tarde, acompanhei a 8ª série D.
Depois de voltarmos à sala de aula, discutimos o tema e convidei os alunos a colocar suas impressões no papel.
Seguem abaixo alguns dos comentários.
Não foi fácil selecionar pois, todos estavam muito bem redigidos e acabei optando pelos mais completos, sendo que vale ressaltar que todos acharam a palestra muito proveitosa.


Na palestra, o nosso prefeito Du Barreto falou sobre a Páscoa, que é a ressurreição de Cristo e também é o começo de uma nova Vida.
Ele passou um filme sobre as conseqüências da falta de água, se não cuidarmos dela. O filme falava sobre uma carta escrita em 2070, mostrando o que pode acontecer com as pessoas sem água: pessoas de 20 anos com aparência de 40, corpos deformados, problemas renais.
Para que isso não aconteça, precisamos preservar bem o nosso meio-ambiente, tendo controle do consumo de água, usando apenas a quantidade necessária, não usando produtos agrotóxicos e sim biodegradáveis, para podermos ter essa maravilhosa fonte de vida para sempre.
Felipe e Luiz Philippe 8ª D



"March 23rd! On this day we’ll celebrate Easter. It means Life!! Only one day every year to celebrate the Resurrection of Christ. That’s an important thing to think about.
The life is the most beautiful thing God gave us and we should have conscience that we have something in our life that can have an end: the water! It means life as Easter. Let’s preserve what we have: our forests, big trees and a lot of waterfalls in our city. They are important for the practice of some sports. Brotas is known by the radical sports. It’s a touristic city which receives people from all over the world!
To keep these things forever, we have to use the water with conscience and preserve the environment.
I’d like everybody to know , the world could be better… It depends only on ourselves!
Take care of the water and lets celebrate Easter!
HAPPY EASTER EVERYBODY!!!!!"
Marilia Purita 8ªD


Pessoal agradeço a participação de vocês.
Sorry, por quem não foi selecionado, mas estaremos aqui outras vezes!
Kisses!!! See you next week!!!



Prof. Tania Tedeschi leciona Inglês na Escola Dinah.




18 de março de 2008

 

Explicando...

O desenvolvimento do blog, enquanto projeto escolar, depende do envio de matérias, textos, trabalhos ou desenhos, por parte dos envolvidos com seu andamento.
As atualizações do blog, combinadas durante o planejamento escolar, seguem um cronograma semanal distribuídos entre as disciplinas e os professores que se interessam em participar.
As atualizações acontecem às segundas, quartas, quintas e sextas-feiras, sem horário fixo.
Eventuais ausências de postagem podem acontecer, pois enquanto pessoas, somos passíveis de erros e acertos.
Todos temos compromissos a honrar e, às vezes, é complicado conciliar todos eles.



Prof. Paulo leciona Arte e atua na edição do blog da Escola Dinah.



13 de março de 2008

 

SARESP 2007



Consulte o SARESP 2007 aqui



PARABÉNS!



12 de março de 2008

 

Escritores da Liberdade - História

Ler e escrever são elementos básicos da civilidade.
Projetos de leitura, valorização dos livros e da literatura, espaços para a divulgação daquilo que está sendo produzido pelos alunos são realidades e preocupações que vemos em nossa escola Dinah.
O filme “Escritores da Liberdade”, que exibi para algumas turmas como complementação da proposta do "Jornal do Aluno", é uma incrível história de vida que nos mostra como as palavras podem emancipar as pessoas e, de que forma a educação, a cultura e o conhecimento são as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive.


"Baseado em uma história real, “Escritores da Liberdade” nos coloca em contato com uma experiência das mais enriquecedoras e necessárias. Sua trama gira em torno da necessidade de criarmos vínculos reais em sala de aula, conhecendo nossos alunos, despertando para suas histórias de vida, entendendo o que os motiva a ser as pessoas que são...
O filme mostra o envolvimento de adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell (interpretada por Hilary Swank) combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes.
A partir do estudo do livro "O Diário de Anne Frank" e do momento social (conflitos raciais) vividos pelos alunos, no filme, eles começam a contar suas próprias histórias, e a ouvir as dos outros. Assim, considerando a premissa do respeito, com o qual a professora os trata, essa turma de adolescentes supostamente indomável, descobre como recuperar suas vidas desfeitas e mudar sua perspectiva do que seja o mundo".



Mais informações sobre "Escritores da Liberdade"


Prof Miriam Correa leciona História na Escola Dinah




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza