<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

31 de julho de 2008

 

Atualizações - 2º Semestre

Entre as diversas discussões presentes no replanejamento escolar, o trabalho de atualização do blog de nossa escola, teve destaque.
Idealizado para divulgação das produções escolares (docentes e discentes), o blog, online desde novembro de 2003, têm se revelado não apenas um instrumento de trabalho profissional, mas também como referência pessoal das pessoas que utilizam o espaço para se posicionar.
É interessante destacar, que a participação de todos os envolvidos neste projeto é totalmente livre e voluntária, bem como o conteúdo enviado por cada membro da equipe escolar, sem perder o foco, entretanto, dos processos educativos que possam ser desenvolvidos com essa ação.
Conheça então, o cronograma deste 2º Semestre:



Apesar dos percalços e das dificuldades, (a maioria delas oriundas de nossa adaptação às exigências impostas pela S.E.E., que travaram a produção livre de muitos), nossa equipe não abre mão da qualidade alcançada com o trabalho coletivo presente neste espaço, e estamos sempre dispostos a experimentar novas estratégias que o tornem viável, afinal, como nos diz Paulo Freire:
"É necessário estar sempre à espera de que um novo conhecimento surja, superando outro que, já tendo sido novo, envelheceu." (À sombra desta mangueira, 2006, p.19)


Prof. Paulo Antonini leciona Arte
e atua na edição do blog da Escola Dinah.



30 de julho de 2008

 

Replanejamento 2008

A escola é o espaço por excelência, da formação continuada.
É fundamental, portanto, que seja garantida aos profissionais que nela atuam, a possibilidade de ensinar e aprender a, e, com todos.
O trabalho coletivo e o compromisso com a qualidade deste, são condições estruturais de desenvolvimento da ação educativa, sempre em busca da compreensão dos problemas e sua conseqüente superação, vendo o que já foi visto e vendo de novo.
É preciso recomeçar sempre!



Profª. Alciléia Thomazini atua na coordenação da Escola Dinah.



11 de julho de 2008

 

Confraternização - julho de 2008





Boas Férias!



10 de julho de 2008

 

Lazer e Educação - esporte social

Atividade que tem se tornado habitual e prazerosa para todos, os jogos entre professores, funcionários e alunos, mais uma vez encontram ambiente na Escola Dinah.
Desta vez, com uma adesão ainda maior dos adultos, foram organizados campeonatos de Futsal, Handebol e Basquete, onde mais que a vitória de um sobre o outro, prevaleceu o companheirismo e a união, característica bastante presente nas ações que coordenam nossa equipe escolar.



Destacamos para ilustrar essa matéria, a fala de um dos alunos, registrada no livro de visitas da escola e que agora utilizo aqui:
"(...) put'z, eu amo essa escola!!! É só aqui que a gente joga handebol com os professores e ainda ganha! Só aqui a gente aprende ao mesmo tempo que se diverte! Por isso eu deixo um abraço para todas as pessoas que lutam para essa escola estar cada dia melhor! Dinah SEMPRE!" - Adalberto, 1º C (jogou na equipe dos professores e funcionários).



Parabéns ao professor Fábio, que mais uma vez dedicou-se à organização da atividade, e a todos os professores, funcionários e alunos que colaboraram para que esta acontecesse!


Prof. Alciléia Thomazini atua na coordenação da Escola Dinah.



7 de julho de 2008

 

Para um Futuro Melhor - Geografia

Analisamos em nossas aulas os problemas por que passa o nosso planeta, com a questão do aquecimento global, superpopulação, recursos naturais dentre outros. Talvez o que gere mais discussões é quanto ao estilo de vida que levamos, provocando um acúmulo de lixo e conseqüentemente um gasto maior de recursos para a produção desses produtos.
E a parte mais difícil de mudar em nosso comportamento, talvez seja quanto ao consumo da água. Por ser “fácil” obtê-la (afinal é só abrir a torneira) este recurso parece ser inesgotável. Porém a realidade nos mostra que em um futuro muito próximo, esse bem precioso que já provoca guerras pelo mundo, forçará uma mudança comportamental do seu uso.
A região central do Estado de São Paulo é privilegiada, pois estamos em cima do chamado Aqüífero Guarani, área considerada como a maior reserva hídrica subterrânea das Américas. Apesar disso, não temos o direito de gastá-la como bem entender. Pelo contrário, torna maior a nossa responsabilidade em preservarmos e usufruirmos desse bem. Para melhor entender esse assunto, peço para que acessem a reportagem de RAFAEL GARCIA: aqui.




Esse recado serve para mostrar também o quanto devemos levar a sério, não somente os nossos atos preservacionistas diários, como também, estarmos atualizados quanto às novas descobertas científicas.
Portanto mantenham-se informados lendo os jornais e nosso blog constantemente.
E aproveitem as férias para ler um bom livro.
Abraços; até a próxima!


Prof. Luiz Cláudio Surian leciona Geografia na Escola Dinah.




4 de julho de 2008

 

Compreensões sobre o corpo e... a mídia

"As mídias estão em toda parte, e nos bombardeiam diariamente com milhares de imagens, palavras e sons. Cada vez mais parte integrada ao cotidiano, por intermédio do seu discurso apoiado numa linguagem audiovisual, elas não transmitem informações “neutras”, mas alimentam nosso imaginário e constroem uma interpretação do mundo" (BETTI, 2003, p.92).



A partir do tema Corpo, Saúde e Beleza, desenvolvido com os discentes do 1º ano do Ensino Médio, turma A, no início do 2º Bimestre, foi possível perceber suas compreensões acerca dos modelos de beleza corporal predominantes em nossa sociedade, bem como, os posicionamentos gerados por estas percepções.
Na seqüência estão alguns trechos dos registros efetuados pelos discentes, os quais sintetizam as compreensões coletadas:
Os modelos de beleza corporal são as mulheres magras e bonitas. Os homens têm que ser bonitos e musculosos. Eu acho isso errado” (aluno 1);
A mídia impôs um estereótipo de beleza, corpo de loiras, magras, altas, que não é o biótipo das brasileiras de corpo com medidas generosas. É um tanto errado aceitar se tornar doente para atingir a magreza tão almejada. O que é o caso de uma grande parte. (...) É quase repugnante ver como a mídia influencia tanto a mente das pessoas. E como as pessoas vão além dos seus limites para conseguir. Eu conheço uma menina que teve bulimia para conseguir ser ‘perfeita’” (aluna 1);
As pessoas serem bonitas, magras, com o corpo em dia, a pele perfeita. Eu acho que as pessoas devem se cuidar, mas sem exageros” (aluna 2);
É bonita porque é alta, magra, com barriga tanquinho. Penso que talvez essa beleza não seja tudo, o que importa é a inteligência e o interior” (aluna 3);
Penso que beleza não é só magreza, acredito que a beleza é uma forma cativante, penso também que todos tem sua própria luz” (aluna 4).



Mais uma vez, a ênfase dada aos conteúdos está no olhar analítico e leitura crítica da realidade, o que tem sido uma constante no desenvolvimento da aprendizagem pelos docentes de nossa escola.
Acredito que, por isso, nossos adolescentes, ao menos na “denúncia”–reflexão, estão além da constatação de que:
"De modo geral, nossas crianças e adolescentes não estão preparados para resistir aos apelos persuasivos da televisão, e tendem a tornar-se consumidores passivos, sem meios de exercer um olhar analítico e de efetuar uma leitura crítica das suas mensagens" (BETTI, 2003, p.94).



Continuemos, então, vencendo as adversidades que cercam, principalmente, os componentes curriculares Educação Física e Arte, pensados, em nível senso-comum, na sua simples dimensão “técnica”, ou seja: professor de Educação Física tem que, exclusivamente, “deixar” os alunos praticar esporte e, professor de Arte tem que, simplesmente, “deixar” os alunos desenhar livremente.
Afinal,
"É muito importante que o homem (ser-humano) tenha ideais. Sem eles, não se vai a parte alguma. No entanto, é irrelevante alcançá-los ou não. É apenas necessário mantê-los vivos e procurar atingí-los" (O DALAI-LAMA, 2007, p.14).



A respeito, especificamente, do tema Corpo e Mídia, ressalto o trabalho desenvolvido por mim e pelos professores Paulo (Arte) e Luiz Eduardo (Português) no ano de 2007, junto aos estudantes do 2º ano do ensino médio, o qual foi apresentado no 12º Congresso Paulista de Educação Física (12º Congresso) e publicado na Revista Coleção Pesquisa em Educação Física:
Resumo: "Este artigo é o relato de uma experiência pedagógica desenvolvida pelas disciplinas Educação Física, Arte e Português, no ano de 2007, junto aos estudantes do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Professora Dinah Lucia Balestrero, localizada na cidade de Brotas, interior de São Paulo. O trabalho objetivou a identificação, através de leituras e vivências, do nível de influência que a mídia exerce na idealização de padrões estético-corporais, e que situações e/ou momentos podem se valer dessa influência para fortalecer essa busca pelo corpo ideal. As atividades utilizadas para realização do trabalho foram promovidas de modo interdisciplinar pelas três disciplinas, valorizando as opiniões e interferências dos discentes no encaminhamento das ações do projeto. Textos, ilustrações e representações corporais, além de relatórios, foram produzidos pelos estudantes, e sua leitura compartilhada entre todos, de maneira a promover a troca de conhecimentos e a desconstrução e/ou construção de posturas individuais sobre as percepções alcançadas durante o trabalho." (LEMOS, SOUZA e DIVINO, 2008, p.433).

REFERÊNCIAS:
BETTI, Mauro. Imagem e ação: a televisão e a educação física escolar. In: _______.
Educação física e mídia: novos olhares, outras práticas. São Paulo: Hucitec, 2003. p. 91-137.
LEMOS, Fábio Ricardo Mizuno; SOUZA, Paulo César Antonini de; DIVINO, Luiz Eduardo. Representações estético-corporais: uma abordagem interdisciplinar.
Revista Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 7, n.1, p. 433-438, 2008.
O DALAI-LAMA, Sua Santidade.
365 mensagens de sabedoria e compaixão. Rio de Janeiro: Sextante, 2007.



Prof. Fábio Mizuno leciona Educação Física na Escola Dinah



3 de julho de 2008

 

Produção Discente

Além

Nas ruas da cidade
presenciamos um objetivo.
Expresso em gestos.
Pavor.
Violência intencional?
Hoje atingímos o extremo
dessa cultura.
Que sempre uma barreira
está a ultrapassar.
No mundo que pensamos
ser de nosso conhecimento,
julgamos as pessoas.
Apenas pela agressividade.
Camuflando
Objetivos pavorosos.
Ainda hoje
a cultura da violência se expressa.


Bárbara, Renata, Rebeca, Luís Fernando, Juliana, Ariane,
Natania, Ana Paula e Marina,
são estudantes do 1º Ano C do Ensino Médio da Escola Dinah.




2 de julho de 2008

 

BLOG - comunicados

Mesmo com a greve dos professores da rede estadual de ensino, o blog continua "operando" normalmente (pelo menos até o final deste semestre letivo, depois, veremos), com atualizações às segundas, quartas, quintas e sextas.
Continuamos publicando as matérias enviadas (ou o espaço correspondente a elas, quando por alguma razão sempre muita justa, ela não é enviada) pelos professores e professoras a partir do cronograma discutido e combinado no planejamento escolar realizado no início deste ano letivo. (veja o cronograma original).
Só para relembrar: as matérias enviadas antes do prazo (como o combinado), são agendadas e publicadas automaticamente sob o horário 08h08.



Quem espera sempre alcança...




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza