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23 de março de 2009

 

Dois Paraguais? - Geografia

Após manchetes em jornais a celeuma se instalou entre os alunos do ensino médio a respeito do material didático instituído pela Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo, que apresenta em um dos mapas da América do Sul a localização errada do Uruguai e do Paraguai (leia mais no site da Abrelivros clicando aqui).
Sendo o erro em livro didático idealizado segundo as orientações de órgãos do governo estadual (SEE), encomendado pelo governo, estes erros tornam-se ainda mais graves. Ou assim seriam se fossem destinados a outra camada da população.
Por tudo isso, pudemos utilizar o material para discutir a questão das fontes, ideologias e análises mais apuradas que devem ser feitas na leitura e interpretação das idéias (im) expostas (leia também essa matéria do Luiz Nassif).


Ficou para os alunos a idéia de que, independente do material adotado, a análise criteriosa deve prevalecer no sentido de interpretar o objetivo e a linguagem dos textos e mapas.
Para tanto, a procura de outras fontes didáticas, além da discussão com os professores se faz fundamental para obter uma visão mais ampla sobre os assuntos.
Procuramos nas aulas de geografia desenvolver essa visão crítica, mas isso só acontece quando o aluno participa da aula anotando, fazendo exercícios e trabalhos e participando das discussões.
A dica está dada.
Não aceitem ideias sem uma análise criteriosa, pois é assim que as ideologias são impostas.


É isso aí.

Até a próxima!


Prof. Luiz Cláudio Surian leciona Geografia na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza