<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

16 de março de 2009

 

A importância da água - Matemática

Na primeira semana de aula, trabalhei com os alunos da 5ª série B, em Matemática e Ciências (onde substituí algumas aulas) o tema ÁGUA.
O trabalho foi desenvolvido em três momentos:
No primeiro, realizamos uma roda de leitura, onde foram lidos e debatidos pequenos textos sobre o assunto extraídos de notícias publicadas em jornais, livros e revistas.
Além do contato com o tema, os alunos aplicaram os dados e informações numéricas que os textos forneciam (porcentagens, datas, etc.), contextualizando o conhecimento matemático.



No segundo momento fizemos a roda de cálculos, onde problemas sobre o tema e utilizando dados das leituras foram propostos à turma. Durante as discussões, alguns dos alunos disseram ter conversado com os pais sobre as diversas formas de economizar água.



Como trabalho final, também utilizado para avaliação do projeto, pedi aos alunos que trouxessem gravuras para montagem de um mural com a intenção de oferecer reflexões sobre a questão: “Qual a importância da água em nossas vidas”.



Foi muito gratificante ver a participação dos alunos e sentir como a interdisciplinaridade funciona de maneira positiva no aprendizado, atingindo o objetivo de levar o conhecimento além da sala de aula.


Prof. Débora Barbosa leciona Matemática na Escola Dinah.





Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza