<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

15 de junho de 2009

 

Capoeira - Educação Física



Trabalhei com os alunos da 8ª A, no primeiro bimestre, o tema CAPOEIRA (site especializado aqui).
Começamos estudando o processo histórico da capoeira, e a partir disso os alunos falaram sobre os movimentos e os seus conhecimentos sobre essa prática.
Em seguida os alunos fizeram uma brincadeira na quadra chamada "fui pego na capoeira", onde era delimitada uma área em que alguns alunos representavam papéis de escravos e dois outros, o de capitães do mato. Os capitães do mato deveriam perseguir os escravos e estes para não serem pegos teriam que "se salvar" fazendo um movimento da capoeira.
Depois a sala foi dividida em grupos, cada grupo ficando responsável por estudar um movimento da capoeira, que depois foi apresentado à turma toda em uma roda na quadra.
Os alunos puderam ver através de fotos os instrumentos musicais utilizados na capoeira e conhecer as principais diferenças entre a capoeira de angola e a capoeira regional.
Para finalizar o contato com o tema, Mestre Enéias, professor da prática aqui em Brotas, fez uma apresentação à turma, na qual tirou dúvidas e apresentou alguns instrumentos e movimentos para os alunos, permitindo também que todos participassem de uma roda de capoeira.



Parabéns aos alunos pelo envolvimento e meus agradecimentos ao Mestre Enéias pela colaboração.


Prof. Lucileide Nucci leciona Educação Física na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza