<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

1 de outubro de 2009

 

ENEM - comunicado

A prova do ENEM que aconteceria neste final de semana foi cancelada.
O jornal O Estado de São Paulo alertou o MEC de que havia sido procurado por um homem com duas das provas, na intenção de vendê-las por 500 mil reais!
Veja um trecho da reportagem:

"No exame que o Estado teve acesso, a prova de linguagens e códigos, que seria aplicada no domingo, tinha na questão número 1 uma tira da personagem de história em quadrinhos Mafalda. Na folha seguinte, o exame reproduzia uma bandeira do Brasil com a área verde parcialmente suprimida, simbolizando o desmatamento. A imagem lembra uma campanha publicitária famosa da organização não governamental SOS Mata Atlântica. Embaixo dela, a prova tinha a seguinte frase: "Estão tirando o verde de nossa terra." Em outro trecho do exame, também no alto, à esquerda, os examinadores usaram no enunciado o poema Canção do Exílio, de Gonçalves Dias, aquele que começa com os versos "Minha terra tem palmeiras/onde canta o sabiá". As questões da bandeira e do poema foram confirmadas pelo MEC como originais.
Outro trecho literário usado no Enem tinha o verso de Carlos Drummond de Andrade: "No meio do caminho tinha uma pedra/tinha uma pedra no meio do caminho". Mais adiante, a prova reproduzia um texto da revista Veja sobre o filme Touro Indomável, de Martin Scorsese. Outro personagem usado no Enem era o gato Garfield. O programa de mensagens instantâneas MSN é mencionado em uma das questões
". - (Leia a matéria completa sobre o cancelamento do ENEM aqui).


Segundo o jornal, o MEC (que ainda não se pronunciou oficialmente) tem novas provas prontas e o exame será remarcado para os próximos 45 dias.



Confira aqui:

Provas de Ciências Humanas; Ciências da Natureza.

Provas de Linguagens e Códigos; Redação e Matemática.

Gabaritos.


Profª Alciléia Thomazini atua na coordenação da Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza