<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

5 de outubro de 2009

 

Prevenção também se ensina - Química

No dia 22 de setembro realizou-se com os alunos da 1ª série A do Ensino Médio um trabalho sobre a AIDS, para a conscientização da propagação dessa doença nos jovens.
Iniciou-se o trabalho, dando um copinho com líquido transparente para cada aluno e explicando que eles estavam em uma festa e que era necessário se relacionar com o máximo de colegas possível, esse relacionamento era feito trocando os líquidos.



Colocou-se a música e eles começaram a se relacionar, ou seja, trocar os líquidos. Ao terminar a música, eles colocaram os copinhos na carteiras e foi falado que um dos copinhos estava contaminado com o vírus de HIV, assim seria necessário realizar um exame para ver quem ficou contaminado.


Para isso, foi adicionado um líquido em cada copo. Se ficasse incolor era porque a pessoa não tinha sido contaminada, mas caso ficasse róseo era porque houvera contaminação. Ao realizar-se o teste comprovou-se que 90% dos alunos haviam se contaminado. O espanto dos alunos foi geral, pode-se observar que ficavam curiosos ao realizar o teste.



Realizou-se então um trabalho de conscientização sobre a contaminação por HIV, trabalhando-se com a música “Gosto do Azedo” da Rita Lee. Foram feitas algumas perguntas sobre a dinâmica e a música como conclusão do trabalho.


Quimicamente, foram utilizados água e um copinho com água sanitária.
O copinho com água sanitária foi considerado o contaminado.
Durante a dinâmica eles misturaram a água com a água sanitária, ficando todos contaminados.
Para realização do teste foi colocado fenolftaleina que fica róseo perante a um produto básico, que é o caso da água sanitária.
Essa atividade faz parte de um trabalho de prevenção que esta sendo realizado na escola e incentivado por toda a comunidade escolar.


Prof. Mirela Mancini leciona Química na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza