<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

20 de setembro de 2004

 

Lá vai Maria - Artes

Arte é linguagem.

alunos do 1º Verde - Noturno, envolvidos na finalização do projeto Artenas
Isso é fato.
Apesar do fato, das evidências, das aparências, das congruências, vertências e frequências... muita gente ainda reage com flatulências verbais à essa realidade.
Arte é linguagem, faz parte da vida de qualquer ser humano e vem ganhando um reconhecimento merecido pelo Sistema Educacional no Estado de São Paulo
videoconferênciaSomente neste ano, a Profª Dinoráh Alencar, ATP de Arte na Delegacia de Ensino de Jaú destinou mais de 15 dias - distribuídos de abril até hoje, em cursos de capacitação para os professores de Arte.
Do Ciclo I ao Ensino Médio.
Análises, sinapses, interpretação, criação, troca, leitura.
Muito se desenvolve nesses dias e todos saem com alguma nova idéia de lá.
Os conceitos são revistos.
As formas de avaliação.
A metodologia de ensino.



Silênciofobia-lateral, de Verusca PixieHoje, em um novo encontro, participei com os demais professores da rede (Profªs Neusa e Rose, da Escola Sinhá entre eles), de uma videoconferência sobre a implantação de um projeto sobre Arte Contemporânea.
Coordenado pela Profª Rosa Iavelberg da USP, o projeto circula no âmbito da arte contemporânea como representação do mundo pelos alunos.
Com o uso de obras de arte (pinturas, desenhos, poesia, charges, escultura e instalação), "Lá vai Maria" utiliza-se de pensamentos, ações, indagações, reflexões e criação para a construção e desenvolvimento deste tema junto aos estudantes.
Durante a videoconferência, uma fala do filósofo Celso Favaretto foi exibida juntamente com um vídeo produzido pela TV Cultura onde a idéia de Arte Contemporânea é tratada de forma lúdica e conceitual. "Muita obra de arte moderna, é um belo horror!" - brinca o filósofo.
Imagens de obras atuais (e outras nem tanto) foram apresentadas para que o conteúdo ficasse bem claro aos professores, transmissores que são deste conhecimento aos alunos.
Nelson LeirnerEntre as obras, obviamente não poderia faltar, o Porco Empalhado, de Nelson Leirner - uma das mais conhecidas pelo impacto que causou quando exposta pela primeira vez.
A Língua Portuguesa não fica esquecida.
Arnaldo Antunes tem sua obra e perfil estudados com a poesia concreta.
Recentemente, em outro curso, tivemos contato com o Projeto Arte BR, este financiado pela Petrobrás, onde História e outras disciplinas são envolvidas no estudo de obras de arte (fotográficas, plásticas e visuais).
Eu, Neusa e Rose, voltando de JaúNão se pensa mais em aula de Artes, ou Educação Artística como preferem os retrógrados saudosistas para decorar festas escolares, produzir lembrancinhas e cartõezinhos ou repetir em todas as salas, a mesma matéria de maneira monótona, mecânica e seriada.
Nenhum educador pensa ou age dessa maneira.
Acima de tudo, o refletir sobre o que vê e produz são elementos indispensáveis da Arte.



Mesmo assim, ainda existem profissionais que avaliam o desempenho de seus alunos pelo "que matéria".
O educador deveria ter em mente que não é "que" e sim "quem" e "como".

alunos do 1º Verde em etapa final do Projeto Artenas

Nenhuma disciplina é melhor que a outra.
Nenhum conteúdo supera o outro em importância quando o que buscamos é o desenvolvimento pleno dos alunos.
Infelizmente, ao toparmos com tanta coisa pequena, essa labuta torna-se uma verdadeira batalha.
Mas batalhas existem para ser travadas.
E de vez em quando, vencidas.
E nós vamos à luta.
Com os alunos, do nosso lado.



Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza