<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

21 de março de 2005

 

Água - repertório

Participando de um fórum sobre Educação, uma colega pediu sugestão de dinâmica para utilizar em sala de aula. Sua disciplina era Geografia.
Adaptei uma atividade que desenvolvo frequentemente com os alunos em nossa Escola Dinah e coloquei à disposição, não apenas dela, mas de todos que participam do fórum.

Hoje, ao receber um e-mail do Educarede, - link na lateral esquerda, vi que amanhã (23/03) é o Dia Internacional da Água.
Então, porque não desenvolver essa atividade de uma forma mais ampla?
Assim, quem quiser utilizar fique à vontade.
Ehehehehe...


Material necessário:
- aparelho de som (rádio, toca cd, etc);
- música alusiva à água;
- imagem relacionada com água.

* - A imagem deve ser colada em uma folha de sulfite e só apresentada à turma no início da atividade.
* - Separe a classe em duas turmas, formando com os alunos um círculo amplo. (uma turma de cada vez)

Estratégia:

1 - O primeiro aluno pensará em um substantivo para a imagem; o segundo, em um adjetivo e o terceiro em um verbo. Repita essa estrutura até finalizar o círculo. Provavelmente você terá que diferenciar substantivo, adjetivo e verbo para os alunos antes de iniciar a atividade e repetir várias vezes, com exemplos. Mas o resultado valerá a pena. "E se repetirmos as palavras?" - Não tem problema, elas poderão ser utilizadas da mesma maneira, entretanto, as palavras só deverão ser ditas no final da atividade.
2 - Peça ao grupo que está aguardando, que preste atenção à tudo.
3 - Coloque a música.
4 - Dê a imagem ao primeiro aluno, peça que ele observe tudo e passe-a adiante.
5 - Quando a folha chegar ao último aluno, mande-os passar novamente a imagem, a música continua tocando.
6 - Completada a segunda rodada, peça aos alunos que digam a palavra em que pensaram e anote-as em um papel.
7 - Repita-as para que todos ouçam.
8 - Peça ao grupo que, utilizando essas palavras, monte um texto coletivo - curto, em prosa ou verso.

Enquanto esse grupo trabalha, o outro inicia o mesmo processo.


Os resultados servirão como análise do repertório dos alunos e delinearão as atividades e conceitos que você pretenda desenvolver - a atividade toda, incluindo a explicação utiliza 40 minutos de aula.


Para ver objetivos e traçar planos diferenciados para os Ciclos I e II do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio, na proposta do Educarede clique aqui.


Para facilitar sua pesquisa, listo abaixo uma série de imagens que tratam o tema:

- gotas, piscinas, lagos, golfinhos;

- cachoeira e rio;

- hidrografia;

- ciclo da água;

- planeta água;

- mãe d'água;

- "União da Terra e da Água" - Pietro Paolo Rubens.


Espero que esse projeto de aula seja útil a alguém, e forneça base para um bom trabalho.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza