<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

5 de junho de 2006

 

Plano Diretor


No dia 1º de junho de 2006, última quinta-feira; direção, alunos, professores e funcionários da Escola Estadual Profª Dinah Lucia Balestrero receberam a visita do prefeito municipal Orlando Pereira Barreto Neto, que proferiu uma palestra sobre o Plano Diretor de nosso município. O Plano tem imensa importância para o município, já que é previsto para durar por 20 anos.
As propostas, objetivos, metas e estratégias do Plano Diretor foram apresentadas em três dimensões:
Cultural, Ambiental e Econômica.
De maneira democrática e instigadora, o conteúdo da palestra aguçou a curiosidade dos alunos, que não perderam oportunidade para interagir com o prefeito, tirando dúvidas e contribuindo com opiniões.
Com responsabilidade e espírito crítico, a participação dos alunos e seu interesse foi tão intensa, que nem perceberam o tempo passar, abrindo mão inclusive, do intervalo de recreio.
Engajados, nossos alunos transformaram a palestra em um debate, onde o prefeito ouviu as propostas e comentou em retribuição.
Dentre as muitas participações, quatro jovens se destacaram:
Joseane Luisa Ferrari, estudante do 2º D, comentou sobre as obras da avenida Jaubert Braga.
Nayara Maria Rosale, do 3º B, reivindicou a merenda para os alunos do período noturno, argumentando que o grande número de estudantes residentes na zona rural que saem de casa muito cedo para tomar a condução, vêm sem jantar e também, os alunos que moram na cidade e trabalham, enfrentam o mesmo problema, vindo diretamente do emprego para a escola. Nayara lembrou que outros municípios da região já oferecem merenda, como Torrinha, Jaú e Santa Maria da Serra.
Aguinaldo Roberto Salomão, aluno da 8ª série E, levantou algumas dúvidas sobre as benfeitorias nos Campos Elíseos, bairro afastado do centro da cidade.
Débora Cristina Vieira da Silva, também aluna do 2º D, falou sobre a elevação do custo de vida para os moradores após a implantação do turismo. Sugeriu incentivos fiscais para que outras empresas se instalem na cidade, aumentando assim a concorrência e consequentemente, diminuindo os preços e gerando novos empregos.
O lazer também não foi esquecido, e os alunos expuseram a necessidade de um cinema para a cidade. Quando o prefeito perguntou aos demais se também pensavam dessa maneira, a resposta afirmativa foi unânime.
A palestra encerrou-se por volta das dez horas e todas as partes envolvidas deram mostras de satisfação e esperança para com os resultados da mesma.
A Equipe Escolar, particularmente, ficou orgulhosa ao constatar que o trabalho educacional realizado com os alunos em nossa Escola Dinah, prepara-os para a cidadania, bem além de apenas oferecer um certificado de conclusão.
Ficam aqui, nossos agradecimentos ao Poder Executivo, pela atitude democrática, em buscar ouvir a futura geração que certamente dará ainda mais significado à comunidade brotense, e também os Parabéns a todos os alunos presentes, pela excelente participação.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza