<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

19 de dezembro de 2006

 

Artigo de Opinião

Durante o último bimestre de 2006, os alunos do Ensino Médio de nossa Escola Dinah tiveram a oportunidade de conhecer mais um gênero do discurso: o Artigo de Opinião.
O trabalho com esse gênero é uma proposta do EMR (Ensino Médio em Rede), curso de aperfeiçoamento promovido pela Secretaria Estadual da Educação para todos os professores da Rede Estadual de Ensino.
O artigo de opinião desenvolve com o aluno a capacidade de refletir sobre determinados assuntos que geram polêmica, tornando-os aptos à argumentação :
"Compreender e produzir artigos de opinião portanto, é uma forma de estar no mundo de um modo mais inteiro, menos passivo, menos alienado." - Jacqueline P. Barbosa, p.7.
Após um estudo do gênero, os professores definiram temas polêmicos para trabalhar com os alunos enquanto os professores de Língua Portuguesa trabalhavam a Seqüência Didática, onde a estrutura de construção foi apresentada.
As áreas de Exatas, dentro do mesmo contexto, trabalharam Enunciado de Problemas.
Destacamos abaixo, as questões e temas desenvolvidas por algumas turmas.


1º A - Português e Química: "É necessário haver leis para proibir a venda de bebidas alcoólicas?"

1º C - Português e Artes: "A arte circense pode ajudar o indivíduo?"

2º A - Artes, Educação Física e Português: "A mídia determina padrões estéticos corporais?"

2º B - Artes, Educação Física e Português: "O que o turismo está fazendo por Brotas?"

2º B - Geografia, Inglês e Português: "Você deixaria de usar produtos ecologicamente incorretos?"

2º D - Filosofia e Português: "A existência de cotas para alunos afro-brasileiros e provenientes de escola pública é justa?"

3º A - Sociologia, História e Português: "Violência, duras punições ou trabalhos de reestabelecimento?"

3º B - Biologia, Inglês e Português: "Casamento entre homossexuais, legalizar ou não?"

1º C - Física: Determinação da velocidade segundo a distância e o tempo.

2ª A - Matemática: Determinação de ângulos e índices de refração absoluta para um par de meios materiais pela Lei de Snell Descartes.

3º C - Física: "Quais os efeitos da corrente elétrica no campo magnético?"

3º C - Matemática: Problemas envolvendo juros.


O projeto desenvolvido com os estudantes do 2º B sobre turismo, envolveu além da discussão de artigos e leitura de textos que abrangiam o tema, a análise de obras de arte e o desenvolvimento de seminários e pesquisas com turistas e comerciantes locais (tanto os voltados para o turismo, como os que visam estritamente a população local).


Uma das etapas finais do trabalho pedagógico, foi uma palestra com a arquiteta Cibele Zanforlim, secretária de turismo da cidade de Torrinha e Fernando Della Coletta, presidente do CoMTur de Torrinha, ambos cidadãos preocupados com o desenvolvimento de um turismo sustentável e ecologicamente comprometido.


A palestra gerou muita discussão entre os estudantes e definiu algumas relações entre o turismo local e o da cidade vizinha, que foram posteriormente analisadas e utilizadas como fonte de referência na produção dos artigos.


Com resultados bastante satisfatórios, o trabalho dos alunos e professores atingiu plenamente os objetivos iniciais, gerando inclusive novas propostas de trabalho pedagógico que serão retomadas no próximo ano.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza