<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

18 de abril de 2007

 

Combate à Dengue - Português

É isso aí pessoal, seja por imprudência de uns ou descuido de outros ela voltou!
E agora não adianta nada ficar se lamentando, o jeito é arregaçar as mangas e conscientizar a população a acabar com os possíveis criadouros desse mosquitinho tão indesejado.
Tendo consciência disso os alunos da 8ª série B, durante as aulas de Português, realizaram varias atividades sobre o tema: iniciaram com uma pesquisa sobre o que é, como é transmitida, quais são os principais sintomas, e como evitar a Dengue.


Logo em seguida a sala foi divida em grupos desenvolvendo trabalhos diversificados, como poesia, paródia, marcadores de livros, cartazes, história em quadrinhos e peça teatral.
Para finalizar, ontem (17 de abril de 2007), os alunos foram às ruas colar cartazes em lojas, farmácias, floriculturas e quitandas, além de realizarem também um pedágio para distribuição de folders sobre a doença na rua Rodolfo Guimarães, logo pela manhã.


Nunca é demais lembrar que a Dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (um pouco menor que o pernilongo, escuro e com manchas brancas), que põe seus ovos próximos à água e só pica durante o dia. A única maneira de evitar a doença é não deixar o mosquito nascer. Então, é importante como já foi dito eliminar os criadouros, que pode ser qualquer depósito de água limpa ou parada, como por exemplo caixas d’ água, poços ou mesmo garrafas vazias.


Os sintomas mais comuns da doença são: febre, dores no corpo, principalmente nas articulações e dor de cabeça, podendo também ocorrer náuseas, vômitos e manchas vermelhas pelo corpo.
Então já sabe, se por acaso sentir-se dessa forma não deixe de procurar um posto de saúde.
Importante também é salientar que não há transmissão por contato direto de um doente com uma pessoa sadia.


Como já devem ter percebido, nós da Escola Dinah, já estamos fazendo nossa parte, mas temos consciência de que a parceria e a colaboração são fundamentais, sendo assim colabore e faça a sua parte também.
Ah, não poderia terminar essa matéria sem agradecer de forma muito especial ao Guarda-Escolar Nino, que tão prontamente nos auxiliou nas atividades extra-escolares e zelou pela segurança de nossos alunos.
Obrigada!



Prof. Juliana Gastaldi leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza