<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

13 de agosto de 2007

 

3ª OBMEP - Matemática


A 3ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontecerá amanhã, terça-feira, e alguns alunos me questionaram o que deveriam estudar, como se fosse possível estudar todo conteúdo aprendido em apenas alguns dias.
Daí vem a questão: Como estudar matemática?
Você acha possível que alguém consiga resolver mesmo as mais simples equações sem conhecer as quatro operações básicas (+, -, x, :)?
Na Matemática, principalmente, os pré-requisitos são essenciais. É impossível construirmos o “prédio da Matemática” sem as pedras fundamentais ou sem uma estrutura sólida.
Caso você sinta dificuldades em algum assunto, o primeiro passo é avaliar se o conceito foi bem compreendido. Se mesmo assim as dificuldades persistirem, é necessário verificar em quais pré-requisitos estão as suas falhas. Para isso, peça a ajuda do seu professor, que é a pessoa que possui uma visão global da Matemática.

E no dia-a-dia, procure sempre lembrar-se do seguinte:

estudar por pouco tempo, todos os dias, sem se cansar; assim, a sua assimilação e a sua fixação serão bem mais eficazes;

deixar que os assuntos se acumulem e estudar somente na véspera das provas é a forma mais errada e ineficaz de se estudar. Isso porque exige tempo demais num único dia, estourando o seu potencial de estudos e ultrapassando o seu tempo de concentração.



Faça uma simples analogia:
A sua boa saúde pode ser mantida se você tomar uma única refeição por semana? Ou seja, se comer em um só dia o que você come em sete dias?



É lógico que isso se aplica a todas as disciplinas, mas, hoje o assunto é Matemática e amanhã é a Olimpíada, por isso, para todos os inscritos, uma boa prova!

Visite o site da OBMEP

Adaptação: FLASH MATEMÁTICO, p.28, em Os elos da Matemática, Saraiva.




Prof. Débora Barbosa leciona Matemática na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza