<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

8 de agosto de 2007

 

Sarau Noturno - Português

Inspiração e expressão artística, ritmos e rimas, uso intenso de adjetivos para falar das paixões humanas, metáforas, hipérboles e muitas interjeições e exclamações!
O Romantismo literário no Brasil, nasce das possibilidades que a Independência política e suas conseqüências sócio-culturais trouxeram consigo: um novo tipo de leitor, as universidades e principalmente, o nacionalismo que domina o país.
Gonçalves de Magalhães, Casimiro de Abreu, Gonçalves Dias e tantos outros nomes que destacam esse momento histórico no Brasil, nos deixaram textos cheios de expressividade, e que até os dias de hoje, tocam a alma de quem os contempla.
Animados com a temática que vínhamos desenvolvendo, os alunos do 2º Ano E queriam dividir com os colegas suas descobertas no universo da Literatura.
Então, propus a eles que, utilizando textos do período, recriassem um sarau.
A experiência, aceita por toda a classe, não deixou nada a desejar!
Os alunos montaram cenário, organizaram a iluminação e uma trilha sonora, capricharam no figurino e, ao som dos acordes de um violão e sob a luz de velas, declamaram, leram e cantaram o Romantismo.



A atividade foi tão envolvente que os alunos das outras turmas do período noturno, que assistiram à apresentação, tornaram-se fãs dos corajosos intérpretes do 2º E, que, em meio a uma simplicidade cativante, tornaram públicos sentimentos como o afeto, o carinho e o amor...
... em prosa e em verso.



Ambos os amantes compreenderam o que queria dizer a palidez de seus semblantes e os vestígios de um padecer de oito dias, guardaram silêncio e não tiveram uma palavra para pronunciar; tiveram só olhares para trocar e suspiros a verter. E para que mais?...” – trecho de “A Moreninha”, de Joaquim José de Macedo.





Prof. Alciléia Thomazini leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza