<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

6 de agosto de 2007

 

Utilizando o Blog - Geografia

Olá pessoal.
Estamos iniciando mais um bimestre, e espero que esse pequeno intervalo tenha sido o suficiente para recarregar as baterias.
Nesse recesso, os professores se reuniram e discutiram formas de ajudar os alunos a melhorar o desempenho escolar. Várias idéias surgiram e uma delas foi a de intensificar a utilização do blog da escola, vinculando sites que podem ajudar os alunos em suas pesquisas e solucionar dúvidas.
Particularmente na matéria de Geografia, o site do IBGE (clique aqui) é o mais indicado, para a procura por dados do Brasil.
Quanto aos dados dos demais países, o IBGE estreou o serviço Países@, um mapa-mundi online com imagens de satélite, mapas detalhados e dados oficiais.



http://www.escoladinah.com.br/dinazinha_mapa.gifO site apresenta o mapa-mundi em uma única tela e o usuário navega no serviço clicando em cada país individualmente.
No primeiro clique, o serviço exibe dados demográficos, econômicos e sociais do país selecionado. Estão listadas no mapa todas as 192 nações reconhecidas pela ONU. Todos os dados são de fontes oficiais.
O serviço possui ainda links para imagens do Google Maps (link aqui) e exibe fotografias de satélite. O Países@ é rico em informações e exibe dados detalhados fornecidos pela ONU a respeito de cada região. Entre eles estão informações sobre infra-estrutura de redes (telefonia e web) em cada país, indicadores sociais (Índice de Desenvolvimento Humano), étnicos, lingüísticos e culturais.



Uma das limitações do serviço é sua navegação.
Uma vez selecionado um país, o usuário não consegue afastar o mapa para selecionar outra nação apenas arrastando o mouse (como ocorre em outros serviços de mapas).
O usuário precisa digitar numa barra de navegação para qual país ou região deseja ir ou então clicar num botão de afastar.
Atalho para o Países@: clique aqui.
Para saber e navegar mais pelos sites, o aluno pode obter vários endereços eletrônicos consultando os livros didáticos de geografia, sem se esquecer, no entanto que os textos devem ser lidos e não apenas copiados.
Uma visita a biblioteca da escola, não faz mal a ninguém.
Até a próxima e boa navegação.



Prof. Luiz Cláudio leciona Geografia na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza