<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

24 de outubro de 2007

 

Consumo Adolescente - Português

Durante o terceiro bimestre, trabalhei com os alunos da 7ª série A, a linguagem publicitária, que ordena, persuade e seduz.
Uma das questões que discutimos foi: "Será que somos donos de nossos desejos ou nos influenciamos pelos anúncios"?
Para começar a discussão, analisamos o texto “O estranho procedimento de Dona Dolores” de Luis Fernando Veríssimo (veja o texto aqui), que conta a história de uma dona de casa que de repente começa a agir de modo estranho. Ela usa somente frases de anúncios publicitários, gesticula e sorri para a família como se estivesse se dirigindo a um público.
Essa mudança de comportamento mostra uma crítica bem-humorada, sugerindo que as pessoas são manipuladas pelos meios de comunicação, a ponto de perderem suas opiniões e gostos pessoais.
A partir dessa discussão, foram elaboradas, pelos alunos, algumas questões para uma pesquisa sobre os hábitos de consumo dos adolescentes.
Reescrevi a criação deles abaixo.
Observe com atenção e responda para você... se a maioria de suas respostas for SIM, você talvez esteja sendo manipulado pelos meios de comunicação:

Você se preocupa com a marca da roupa que veste?

Compra camisetas com dizeres em inglês, sabendo ou não o que significam ?

Usa roupa com marca à vista?

A maioria dos produtos que compra são pelos anúncios da TV?

Em caso de ganhar uma grande quantidade em dinheiro, você compraria em primeiro lugar algo desnecessário, mas no entanto que imponha presença?

Você só faz compras em lojas conhecidas e de grande divulgação, mesmo sendo mais caras?



Prof. Jussara Cerochi leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza