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19 de dezembro de 2007

 

BULLYING - Artes


Pelo segundo ano, o fenômeno Bullying foi desenvolvido com os estudantes da Escola Dinah.
Apresentado como tema na prática dos conteúdos de Publicidade e Propaganda explorados pelas aulas de Artes do 2º Ano do Ensino Médio, o Bullying é estudado a fundo pelos alunos e alunas, que após vivenciaram através das representações artísticas, situações que promovam a sensibilização e a reflexão sobre os saberes referentes ao fenômeno, atuam perante o corpo discente e docente na divulgação de sua existência e nas estratégias de prevenção e controle.
De agosto a novembro, os alunos tiveram o conteúdo das aulas de Arte direcionado à pesquisa e à exploração de técnicas que lhes permitissem não apenas conhecer mais sobre o Bullying, como também, utilizar a expressão artística nas respostas à sua existência.



As linguagens visuais, cênicas, corporais, musicais e digitais da comunicação em Arte, com suas técnicas e expressões, embasaram as propostas do projeto, que foi finalizado no começo de dezembro através de seminários desenvolvidos pelos estudantes dos 2º Anos, aos demais alunos da Escola.



Interligando a prevenção desse fenômeno típico das escolas, públicas ou não, o trabalho sustenta-se principalmente na utilização de técnicas publicitárias para seu desenvolvimento.
Veja abaixo, a interpretação dada pelos estudantes, sobre o bullying, através da música "All apologies", do Nirvana:



Avaliado constantemente durante sua execução, as ações têm promovido entre os alunos e alunas, principalmente aqueles que protagonizam sua multiplicação, reflexões muito intensas sobre a forma como se apresenta a propaganda em nosso meio e como utilizá-la a favor do povo em geral.


Veja algumas opiniões:
A propaganda influencia tudo em nossa vida. Que marca usar, que roupa usar, em que escola estudar, como devemos ser e nos comportar. Mas o que somos afinal? Humanos ou robôs programados? (...) não é permitido ser individual. A lei é ser um grupo. A propaganda não obriga ninguém a fazer o que não quer. Mas ela tem o poder de fazer a gente querer. Hoje somos o que ela queria que fôssemos.” – Luciana Almeida, 2º A.
Pude perceber que o ser humano é ‘feito para o mal’ e, por isso, foram estabelecidas as regras da sociedade, embora algumas sejam hipócritas e não aceitem os modos do outro ser”. – Yara Gregolim, 2º B.
Foram aulas que mexeram muito com as minhas opiniões e referências. Me fizeram e na verdade ainda estão me fazendo, pensar muito sobre quem eu sou, quem são as pessoas à minha volta, o que eu quero (sobre os meus ideais) e qual minha função na sociedade em geral” – Aline Rocha, 2º C.
É fascinante o poder que uma propaganda, um gesto ou imagens podem causar na mente de uma pessoa, podendo mudar facilmente até sua personalidade ou opinião sobre os assuntos. Hoje, toda e qualquer propaganda, gesto ou frases feitas que eu ouço, eu presto atenção e procuro ver o que está escondido ali. Passei a pensar que nada é por acaso e que tudo tem um porquê”. – Rodrigo Sales, 2º D.
A educação é fundamental em nossas vidas, não importa onde ou quando. (...) não podemos nos deixar influenciar pelos outros, não podemos ignorar o mundo ao nosso redor e, principalmente, temos que ver com nossos próprios olhos. O mundo é mau, mas eu posso ser melhor”. – Karen Alves, 2º E.



Saiba mais sobre o Bullying:

Bullying, as marcas ficam. Veja aqui

Abrapia. - Veja aqui

No more bullying. - Veja aqui



Quero deixar registrada, principalmente, a participação e engajamento dos estudantes dos 2º Anos do noturno. Apesar das limitações impostas pelo horário, tempo e disponibilidade, a qualidade de seus seminários foi digna de mérito.
Estão de parabéns!



Prof. Paulo Antonini leciona Artes na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza