<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

12 de março de 2008

 

Escritores da Liberdade - História

Ler e escrever são elementos básicos da civilidade.
Projetos de leitura, valorização dos livros e da literatura, espaços para a divulgação daquilo que está sendo produzido pelos alunos são realidades e preocupações que vemos em nossa escola Dinah.
O filme “Escritores da Liberdade”, que exibi para algumas turmas como complementação da proposta do "Jornal do Aluno", é uma incrível história de vida que nos mostra como as palavras podem emancipar as pessoas e, de que forma a educação, a cultura e o conhecimento são as bases para que um mundo melhor realmente aconteça e se efetive.


"Baseado em uma história real, “Escritores da Liberdade” nos coloca em contato com uma experiência das mais enriquecedoras e necessárias. Sua trama gira em torno da necessidade de criarmos vínculos reais em sala de aula, conhecendo nossos alunos, despertando para suas histórias de vida, entendendo o que os motiva a ser as pessoas que são...
O filme mostra o envolvimento de adolescentes criados no meio de tiroteios e agressividade, e a professora que oferece o que eles mais precisam: uma voz própria. Quando vai parar numa escola corrompida pela violência e tensão racial, a professora Erin Gruwell (interpretada por Hilary Swank) combate um sistema deficiente, lutando para que a sala de aula faça a diferença na vida dos estudantes.
A partir do estudo do livro "O Diário de Anne Frank" e do momento social (conflitos raciais) vividos pelos alunos, no filme, eles começam a contar suas próprias histórias, e a ouvir as dos outros. Assim, considerando a premissa do respeito, com o qual a professora os trata, essa turma de adolescentes supostamente indomável, descobre como recuperar suas vidas desfeitas e mudar sua perspectiva do que seja o mundo".



Mais informações sobre "Escritores da Liberdade"


Prof Miriam Correa leciona História na Escola Dinah




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza