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28 de março de 2008

 

O “Esporte” Social - Educação Física

O ser humano se desenvolve, como ser social, a partir de suas relações com os outros e o mundo.
Nestas inter-relações, estão presentes as atividades corporais, como o esporte.
Porém, para o esporte poder ser considerado uma prática social que possibilita o desenvolvimento global dos indivíduos, uma mudança de enfoque é necessária.
A óptica meramente técnica (ou seja, o fazer por fazer) tem que ceder espaço para reflexões (pensar o fazer) acerca das sensações experienciadas num espetáculo esportivo, por exemplo.


Isto porque, elas podem ir, desde embates entre torcedores, até demonstrações de “fair-play”, ou seja, jogo limpo, sem trapaças, sem más intenções.
Assim, na qualidade de expectadores ou jogadores, esta ampla gama de possibilidades podem influenciar os seus atores, pois refletem as tramas vividas na sociedade.


Estabelece-se, desta maneira, um grande jogo social, no qual o esporte ganha, ou melhor, retoma sua função de, também, contribuir para que os indivíduos (seres pensantes e não, somente, seres fazedores) se auto-conheçam e compreendam a realidade.



Prof. Fábio Mizuno leciona Educação Física na Escola Dinah




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Paulo Antonouza