<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

4 de junho de 2008

 

200 anos - História

Com a comemoração dos 200 anos da vinda da família real portuguesa ao Brasil, sugeri aos alunos dos 1ºs Anos do Ensino Médio que desenvolvessem uma pesquisa e apresentassem um trabalho.
Cada grupo de alunos foi responsável pela criação de um texto de pesquisa, além de imagens que representassem não apenas a vinda da família real portuguesa, mas também, os eventos realizados para comemorar a data.
Entre os trabalhos, destaco o feito pelas alunas Beatriz Dotta, Estefany Danelli e Gislaine Bocca, do 1º B, que fizeram um resumo para publicação do blog.



Em dezoito de janeiro de 1808, fugindo de Napoleão Bonarparte, a família Real desembarca no porto de Salvador.
No dia vinte e oito de janeiro do mesmo ano, foi anunciada a abertura dos portos brasileiros às nações amigas que colaboraram financeiramente para que a viagem pudesse ocorrer.
Menos de dois meses depois o Rio de Janeiro decretaria liberdade do comércio.
Livre das proibições, as indústrias de outros países começaram a comprar e vender no território brasileiro (principalmente a Inglaterra) e o Brasil livrou-se de três séculos de monopólio português.
A presença da família Real em terras coloniais era um fato inusitado e acabou provocando muita transformação, e essas transformações foram dando espaço para o processo de independência.





Prof. Ana Dolores Figueiredo leciona História na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza