<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

11 de setembro de 2008

 

História do Sudoku - Matemática

O mais certo é o Sudoku ter sido criado a partir dos trabalhos de Leonhard Euler (1707-1783), famoso matemático suíço.
Ele não criou o jogo em si, apenas utilizou o sistema chamado quadrado latino para realizar cálculos de probabilidades.
Algumas fontes indicam que a origem do jogo pode situar-se em Nova Iorque, no final dos anos 70. Nessa altura não se chamava Sudoku, simplesmente Number Place (o lugar dos números), sendo publicado na revista Math Puzzles and Logic Problems (puzzles matemáticos e problemas de lógica) da Dell, empresa especializada em puzzles. Desconhece-se o nome do desenhista do primeiro puzzle deste tipo, mas provavelmente foi Walter Mackey, um dos desenhistas da Dell.

O Sudoku

Posteriormente, a Nikoli, empresa japonesa especializada em passatempos para a imprensa, exportou-o para o Japão, publicando-o no Monthly Nikolist, em abril de 1984, com o título “Suji wa dokushin ni kagiru”, que se pode traduzir como “os números devem estar sozinhos” (literalmente “celibatário, solteiro”).
Foi Kaji Maki, presidente da Nikoli, quem lhe colocou o nome atual de Sudoku (Su = número, Doku = sozinho), é prática comum em japonês tomar o primeiro kanji (caracteres empregados na ortografia japonesa) de palavras compostas para abrevia-las.
Em 1986, a Nikoli introduziu duas novidades para garantir a popularidade do jogo: o número de cifras estaria restringido a um máximo de 30 e os puzzles seriam “simétricos” (as células com os números estariam dispostas de forma simétrica).
Depois destas pequenas variantes e até ficar com a fórmula que hoje é tão popular, o Sudoku espalhou-se pela imprensa japonesa e deu um salto para o resto do mundo.
A primeira versão informatizada foi registrada em 1989 pela Loadstar Softdisk Publishing, com o nome de Digihunt, para o Commodore 64, no que parece que foi a primeira versão do jogo para computadores pessoais.
O jogo era uma versão extremamente simplificada do Sudoku atual, mas com as mesmas normas básicas.

A Expansão

Em 1997, Wayne Gould, juiz do tribunal de Hong Kong, estava de férias no Japão e, por acaso, encontrou uma revista de Sudoku, jogo que tinha uma enorme aceitação entre os cidadãos japoneses.
Este é o princípio da chegada do Sudoku à Europa.
A primeira vez que chegou ao público europeu foi pela mão do The Times, de Londres, que publicou o primeiro passatempo a 12 de novembro de 2004.
Três dias depois, o The Daily Mail copiou o jogo, seguido da quase totalidade da imprensa britânica.
Outra empresa de passatempos, a Kappa, reeditou os Sudoku da Nikoli na Games Magazine com o nome Squared Away.
Atualmente, vários jornais norte-americanos publicam todos os dias alguns puzzles nas páginas de passatempos. Inclusive, a companhia original, a Dell, edita duas revistas especializadas: Original Sudoku e Extreme Sudoku.

O ano do Sudoku

2005 foi o ano do Sudoku.

No verão chegou à televisão.
A primeira emissão foi realizada pelo canal Sky One britânico.
No jogo havia a competição entre nove equipes, cada uma com nove jogadores. Os telespectadores também podiam participar, de forma interativa. Contudo, o programa não teve o êxito esperado, pondo em evidência a dificuldade em adaptar este passatempo a uma emissão televisiva.
Também na Inglaterra foi criado o maior Sudoku do mundo, um jogo com 84 metros foi formado numa colina perto de Bristol.
Em Portugal, vários jornais publicam o Sudoku na seção de passatempos. Foram já editados diversos livros de Sudoku e há muitos que estão nos primeiros lugares de vendas de livrarias espalhadas por todo o país.

Fonte: PCSudoku – Planeta de Agostini Interactive



Você pode jogar SUDOKU ONLINE, clicando AQUI.

Sudoku no papel higiênico: AQUI.


Prof. Gilberto Barbosa leciona Matemática na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza