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26 de setembro de 2008

 

O poder do ritmo: Hip-Hop* – Educação Física

Como uma das etapas do desenvolvimento do Tema – “Atividade Rítmica: Hip-Hop e Street Dance”, com as oitavas séries, turmas C e D, nas aulas de Educação Física, foi proposta a criação de coreografias envolvendo estas formas de expressão corporal rítmica.
Após a elaboração, em grupos, os discentes apresentaram suas construções, as quais foram gravadas e posteriormente editadas, com o auxílio do professor Paulo (Arte).
Encontra-se, abaixo, o resultado final, ou seja, as apresentações dos alunos e alunas.
Vale salientar que, os vídeos disponibilizados aqui são aqueles que foram autorizados pelos discentes.







Aproveito a oportunidade para parabenizar todos e todas que compreenderam e participaram de toda essa constituição, também, para lembrar que o Hip-Hop é uma manifestação sociocultural integrada a uma cultura de resistência, na qual, pessoas marginalizadas pela sociedade engajam-se na luta por representatividade e poder.



Mais sobre o tema:
O hip-hop surgiu nos Estados Unidos no início da década de 1980, após a intensificação da luta dos cidadãos negros daquele país pelos direitos civis desde o final da década de 1960 e por toda a década de 1970 (...) Há quatro elementos constituintes do hip-hop: o rap (rapper e DJ), o MC (mestre de cerimônia ou apresentador do evento), o b boy (dançarino de rua) e o grafiteiro (interessado na expressão gráfica da cultura urbana). Sua associação ocorreu pela aproximação dos interesses dos jovens quanto à música cantada/falada (rappers e também cantores de R&B – rhythm and blues), à discotecagem e produção de música a partir de fragmentos ou samples (DJs), à dança (estilos de street dance pelos b boys), à organização e produção de eventos (pelos MCs) e à expressão gráfica com um sentido estético diferenciado (grafite). Há, ainda, a aproximação de outros grupos socioculturais ao hip-hop, acrescentando elementos a essa dinâmica chamada “cultura de rua”: os jovens interessados no streetball (basquete de rua) e futebol de rua, ou no uso de patins e skates. Em todos os casos há destaque para o protagonismo juvenil de forma muito ampla, pois o movimento foi criado por jovens como manifestação de um estilo de vida que confronta certos valores tradicionais. [SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Caderno do professor – Educação Física: ensino fundamental – 8a série – 1o bimestre. São Paulo: SEE, 2008. p. 22-23.].

* referência ao filme: O Poder do ritmo. Direção: Sylvain White. EUA: Sony Pictures, 2007. 1 DVD (114 min).


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Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza