<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

24 de setembro de 2008

 

Sol e proteção - Ciências



Com a mudança da estação nesta semana (apesar do clima se apresentar meio estranho), logo todos vão começar a buscar piscinas, praias e lagos para se bronzear. Só que os perigos de uma exposição ao sol são muitos, então, vamos discutir um pouco.
Em 1º lugar devemos saber para que servem os protetores e bloqueadores solares.
Os protetores absorvem os raios nocivos emitidos pelo sol, não deixando que nossa pele absorva-os totalmente; e os bloqueadores não permitem que esse raios cheguem à pele.
Em 2º lugar devemos lembrar que o bronzeado que desenvolvemos quando expostos ao sol, não é apenas um artefato para ficarmos mais sensuais, e sim, uma proteção natural do nosso corpo para se defender dos raios ultra-violetas.
O bronzeamento acontece quando o nosso corpo, ao ser exposto, produz mais melanina (pigmento que dá a coloração à nossa pele), com a intenção de nos proteger.
Porém esse processo natural demora para acontecer, permitindo que nesse interim, os raios penetrem na sua pele. Aí entra a ajuda dos protetores, restando a dúvida de qual fator devemos utilizar.
Portanto, é bom saber que o nº de proteção que vem na embalagem significa o tempo que ele ficará em nossa pele.
Por exemplo: "se demoramos cerca de 20 minutos para começarmos a nos bronzear, e utilizarmos um protetor de fator nº 15, isso significa que a nossa pele estará protegida por 300 minutos". [20 (tempo) x 15 (fator de proteção)].
Assim fica claro como e porque utilizar o protetor solar, pois sabemos dos riscos de exposição ao sol.
Havendo alguma dúvida, podem consultar os alunos das 8ª C e D, período da tarde, que fizeram um estudo sobre o tema.



DICA:
Evite a exposição ao sol das 10h as 15h!



Prof. Andrezza Guirro leciona Ciências na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza