<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

30 de março de 2009

 

Ciclo do Nitrogênio - Química

Um dos tópicos do material da 3ª série do Ensino Médio estuda o nitrogênio e a produção da amônia, assim como suas utilizações.
As duas turmas do período da manhã foram divididas em grupos e realizaram um seminário sobre: o ciclo do nitrogênio, Fertilizantes, ácido nítrico, nitrato de amônio e fosfato de amônio.
A exposição começou com o ciclo do nitrogênio, no qual foi demonstrado que as bactérias consomem o nitrogênio do ar e depositam no solo em forma de nitrato. Outras bactérias pegam o nitrato e transformam em nitrogênio, completando o ciclo.


Em seguida foi apresentada a aplicação do nitrogênio e da amônia na produção de ácido nítrico, de nitrato de amônio, fosfato de amônio e principalmente na composição dos fertilizantes, pois como foi demonstrado as plantas tem falta de nutrientes que são necessário para sua sobrevivência.
Os fertilizantes podem ser:
nitrogenados: salitre do Chile, salitre potássio; sulfato de amônio, nitrato de amônia, nitrato de cálcio, nitrato de sódio sintético, uréia.
Fosfatados;
Calcários (corretivos);
Potássicos;
Mistos: Esses contêm mais de um elemento nutritivo predominante – Nitrogênio, Fósforo e Potássio – conhecido como NPK.


Com esse trabalho foi possível perceber a importância do nitrogênio (que é obtido pela destilação fracionada do ar atmosférico) nos produtos utilizados em nosso cotidiano.


Prof. Mirela Mancini leciona Química na Escola Dinah




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza