<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

26 de novembro de 2009

 

Entrevista - Português

No volume 3Situação de Aprendizagem 1Uma conversa controlada com o outro”, após análise do texto “Lygia Fagundes Telles tira gato da sacola”, observando as características do gênero “entrevista”, os alunos da 1º ano do Ensino Médio, elaboraram um projeto com objetivo de entrevistar alguém que considerassem importante na comunidade. O trabalho foi surpreendente e os mesmos puderam descobrir os muitos meios para saber o que outro pensa e sua função social.
As alunas Jhenifer, Jéssica, Hellen, Amanda e Beatriz, do 1º A, entrevistaram o Sr. Milton dos Santos, nascido em 27/12/1937.
Aos 73 anos de idade ele conseguiu mostrar um pouco da sociedade da época de sua adolescência. Podemos conferir:



Alunas: Como era a posição da mulher na sociedade de antigamente?
Sr.Milton: Antigamente as mulheres não podiam casar grávidas, era uma desonra para a família. Não podiam usar calças compridas,as roupas que os pais autorizavam eram as chamadas godê, que era uma saia rodada longa.
Alunas: Como foi sua adolescência, lugares freqüentados pelos jovens?
Sr. Milton: Tinha uma praça, a praça Amador Simões, era toda florida, com bancos, coreto, e muitos jovens que iam de um lado para outro para “flertar”, sobre a vigilância dos pais. Nós podíamos ficar lá até as vinte e duas horas depois dessa hora as luzes eram apagadadas.
Os bailes eram no atual Centro Cultural, onde eram fechados somente para a classe alta. Eu e meus amigos sentávamos na sarjeta perto do prédio, Grêmio, para ouvir as músicas.
Alunas: Quais as melhores experiências e dificuldades da época?
Sr. Milton: Tinham campeonatos de natação na beira do Rio Jacaré, lá funciona como um clube, tinha até vestiário. Todo mundo pulava para nadar lá. Foi uma época muito boa. Quanto as dificuldades, era que não tínhamos muito dinheiro, só tínhamos quando a lavoura vendia bem. Andava de Fordinho 29, do Sr. Miguel Osti, fazíamos compras e deixávamos para pagar tudo no final do ano. Mas, nunca passamos fome.




Prof. Luciana Urbano leciona Português na Escola Dinah.




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza