<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

31 de agosto de 2007

 

UPA 2007



Amanhã: dia 1º de setembro.

Saída às 7h30 em frente à Escola Dinah.

Retorno previsto para 23h30, se o trânsito ajudar.



Saiba mais sobre a UPA 2007 no blog do programa: AQUI.



O Vestibular é um projeto permanente na Escola Dinah.




30 de agosto de 2007

 

Caiaque Pólo
texto de Fábio Gasparini


Eu, meu amigo Guido, que somos alunos da Escola Dinah no 1°Ano A do Ensino Médio, e o Guto, que estuda no 3º C da noite, estivemos em São Paulo nos dias 18 e 19 de agosto, para participar do XIII Campeonato Brasileiro de Caiaque Pólo, tendo como principal objetivo pegar uma boa classificação e divulgar a prática dessa modalidade de esporte que é realizada em nossa cidade.


Com muito esforço e união durante os jogos, conseguimos uma boa colocação, trazendo a medalha de prata para Brotas.


Essa experiência precisou de muita garra para que o trabalho em equipe desse certo, e serviu também para avaliar nosso desenvolvimento e descobrir os pontos que precisam melhorar.
De uma próxima vez, jogaremos mais firmes e fortes em busca da medalha de ouro.

Saiba mais sobre canoagem aqui.



Fábio Gasparini de Souza é aluno da Escola Dinah.



29 de agosto de 2007

 

Reforma Ortográfica - Português

Olá pessoal!!!
As novas regras da língua portuguesa devem começar a ser implementadas em 2008.
Mudanças incluem fim do trema e devem mudar entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro.
Veja abaixo quais são as mudanças.

HÍFEN

Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes ser duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom". Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r - ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista".
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada".

TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados.

ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição).
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo).
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo").
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo).
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica).

ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y".

ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo".

ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem.

GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"
2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil -"erva" e "úmido".



Fiquem antenados!!!

Matéria adaptada do jornal Folha de São Paulo.



Prof. Patrícia Barbosa leciona Português na Escola Dinah.




28 de agosto de 2007

 

Cronograma




27 de agosto de 2007

 

Ler para não Adoecer - Ciências

Esse projeto, desenvolvido com as 7ª séries B e C, teve como objetivo, mostrar aos envolvidos a relação da vida saudável com sua alimentação.
No primeiro momento, os grupos de alunos investigaram a composição dos alimentos através da análise dos rótulos nutricionais de cada produto. Investigaram também todos os transtornos alimentares e doenças que podem ser evitadas com uma boa alimentação.

as massas do pão preparado na Escola Dinah

Em seguida, fizeram a releitura dos dados e obtiveram a relação de alimentos indicados para uma boa alimentação.
Os resultados desse trabalho foram encartes feitos pelos próprios alunos, com a frase “A gente é o que a gente come”.
A importância de uma boa alimentação nessa idade está relacionada também com a auto-estima de cada adolescente.
Tendo em vista que a maioria dos jovens busca hoje um corpo perfeito, baseado em uma magreza notória e, privando assim, o hábito de alimentar-se para suprir todas as necessidades vitais, aproveitei a oportunidade, e distribuí aos alunos uma lista de compra de supermercado, orientando-os que saíssem às ruas com a finalidade de obter preços variados.
Essa lista tinha apenas alimentos saudáveis e itens para alimentar uma família de quatro pessoas (2 adultos e 2 crianças) por exatamente um mês.



preparo das batatasOs resultados foram incríveis: tivemos uma variação de preços de até R$ 400,00 por lista. Isto prova que podemos fazer economia apenas escolhendo produtos mais baratos e não tendo que deixar de comprar alimentos saudáveis.
O outro lado da pesquisa mostrou o quanto uma família precisa ganhar financeiramente para se manter, envolvendo ainda outros gastos básicos como água, energia elétrica, aluguel e medicamentos.
Enfim, esses alunos, através de um simples tema que foi a alimentação, obtiveram com o estudo dirigido e a leitura orientada, conhecimentos sobre as conseqüências de uma má alimentação e o custo para se manter uma boa saúde; a importância do emprego de seus pais e o valor do que se coloca no prato!
Então, lembre-se:
Comer bem não significa comer muito, mas sim, comer alimentos saudáveis.


Prof. Andrezza Guirro leciona Ciências na Escola Dinah.



26 de agosto de 2007

 

ENEM 2007 - GABARITO




23 de agosto de 2007

 

História Interdisciplinar:
do texto à ação.


Uma experiência interdisciplinar muito gratificante foi desenvolvida no final do bimestre passado entre as disciplinas de História, Português e Artes com os estudantes do 3º Ano do Ensino Médio, do período noturno.
Em História, utilizando o filme “A Guerra de Canudos”, de Sérgio Rezende, os conflitos pela terra no Brasil de ontem, puderam ser relacionados aos dias atuais.
Através de dramatizações, apresentação de slides na SAI e pesquisas em sites da internet, além da leitura e produção de textos verbais e não verbais, os alunos puderam vivenciar a questão social e a liderança messiânica, contextualizando o tema ao MST.
A questão da Reforma Agrária, a desigualdade e a exclusão, promovidas pela repressão do Estado na tentativa de oprimir as reivindicações sociais e as manifestações populares não ficaram de fora das aulas.
Em Português, o estudo da 1ª fase do Modernismo encontrou paralelo através da obra “Os Sertões” de Euclides da Cunha, onde elementos da narrativa como o espaço (através da observação do cenário), o tempo (aludindo à época) e a construção dos personagens foram utilizados na elaboração de relatórios e textos.
Em Artes, a obra “Tarquínio e Lucrecia” de Tintoretto, utilizada para ilustrar as mudanças sociais do período romano e iniciar o estudo artístico da época, contextualizou a pesquisa e a montagem de cartazes e seminários sobre as primeiras manifestações em busca da independência brasileira.




O texto da aluna Débora Vieira, do 3º Ano D, é representativo de todo esse trabalho:

Um certo conselheiro

Senhor do caboclo e do sertão,
Um beato, um messias do nordeste
Que fazia Preces e pregação
Uni conselheiro, um grande mestre!

Destrói editais de cobrança,
Queimando tábuas em Bom Conselho
Fugiu para o sertão com seguidores
Oh! Anti-republicano, Conselheiro.

Antonio, homem de fé e esperança
No Belo Monte, Arraial Sagrado
Conforta a alma do sertanejo
Na vila de Canudos Venerado.

Canudos aumentava os fiéis,
Nova Jerusalém do sertão.
Pro Caboclo melhora de vida,
Ao Conselheiro, aprovação.

Conselheiro incomoda ao Estado
Tornando-se perseguição.
Por convicta postura monarquista
E titulado líder de conspiração.

Três batalhas atacaram a Vila,
Conselheiro a Vitória Conhecia
O que pra ele era fé e igualdade
Para o governo era rebeldia.

Último grito de Antônio
Um certo conselheiro, um fiel
Naquela quarta expedição
Subiu sua alma para o céu.



Prof. Geralda Carvalho leciona História na Escola Dinah.



22 de agosto de 2007

 

Projeto Centrovias 2007

Na semana passada, alunos do Ensino Fundamental (7º e 8º séries) participaram do 2º Concurso de Frases do Projeto Centrovias: Educar Para Humanizar o Trânsito.
Os alunos deveriam colocar no papel em poucas palavras, orientações para conscientização da importância do respeito ao outro e a si próprio no trânsito, evitando acidentes.


Paralelamente, as séries do Ensino Fundamental e Médio de nossa escola também foram convidadas a participar do 2º Concurso de Desenhos (parte do mesmo projeto), cujo tema era: “Passarela Viva”.


O Projeto Centrovias teve início em nossa escola no ano passado e continuará sendo desenvolvido esse ano.



E vem novidade por aí:

Semana Nacional do Trânsito
de 18 a 25 de setembro.


Aguardem!!!!!



Prof. Juliana Gastaldi leciona Português na Escola Dinah.




21 de agosto de 2007

 

3ª OBMEP - classificados

Parabéns aos classificados para a segunda fase.

Nível 1
5ª e 6ª Séries - Ensino Fundamental

Robert Moura Sena Gomes
Ana Paula Sousa Santos
Ricardo Fornaciari Gamba
Kaio Sizinato F. da Silva
Roberta Aparecida Zotto
José Henrique Ribeiro Brito

Nível 2
7ª e 8ª Séries - Ensino Fundamental

Thiago Murilo Grossi
Gislaine Bocca
Juliana Montibeller
Murilo Silva de Oliveira
Bárbara Caroline S. da Costa
Daniel Lira Peres
Willian Hamerski
Jéssica Bonati
Fábio Henrique Pratti
Diuna Amoa Martinelli Ragassi
Jhenifer Prescilla Dias

Nível 3
1º, 2º e 3º Ano – Ensino Médio

Rodolfo Favoretto Rissardi
Carla Fernanda Buzaranho
Maiara Malagutti
Carlos Eduardo Moreno
Nayara P. Guilherme da Rocha
Thaís Aragão dos Santos
Karina Aparecida de Araújo
Marília Pessa
João Aparecido Degrande Filho
Sérgio Luiz Lopes
Filipe Simões Sérgio
Arthur da Costa Pinto
Diogo Freitas Vieira Santos
Antônio Maílson Mariano






Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza