<$BlogMetaData$>


         
Livro de Visitas        FALE CONOSCO!             Leitor(es) online                   Arquivos 2003

29 de agosto de 2004

 

Escola da Família

Informe-se nos finais de semana!

O Programa Escola da Família em nossa Escola Dinah continua apresentando uma interação eficaz com a sociedade.
o espaço também cede vez ao esporteAlém dos grupos de tênis de mesa, vôlei e hand-mirin, vôlei da 3ª Idade, aulas de violão, informática e pintura em tela e das sessões de cinema e ensaios de bandas; temos também o curso de teatro, que exigiu a criação de uma nova turma.
Os encontros do grupo original - que principia hoje a leitura de mesa da peça "Juiz de Paz da Roça", de Martins Pena; que acontecem aos domingos, não foram suficientes para atender à demanda, e um novo grupo começou a funcionar aos sábados.
Profª FátimaCoordenado por Fátima Cristina Lourenço Pinto e com a presença sempre constante de Camila Lazari Braga e Carlinha Buzaranho, as aulas de Teatro têm marcado o imaginário da moçada.
Se você gosta ou quer perder sua inibição e sentir o sabor do palco, não perca essa chance. Compareça à nossa Escola nos finais de semana, das 9:00 às 17:00h e tire todas as suas dúvidas.

O novo grupo ainda começa a formar-se

Em tempo: Na sexta-feira, respondendo a um convite da ONG N.E.T.T. - Núcleo Experimental Teatro de Tábuas, quinze de nossos alunos - apenas do período da manhã!; compareceram ao prédio onde funciona a Escola Álvaro Callado para participar de uma Oficina. Como havia muita gente, foram convidados a formar uma nova turma e reuniram-se no teatro inflável do próprio grupo. A Oficina foi muito apreciada por nossos estudantes - alunos de 5ª ao 3º Colegial; onde desenvolveram técnicas de foco, concentração e improvisação.
O encontro, que durou das 18:30h às 21:00h é uma maneira da N.E.T.T. repartir seus conhecimentos com os jovens que participam de suas apresentações.


Escola Dinah, o endereço da Educação em Brotas.



28 de agosto de 2004

 

Os 5%

Em visita ao blog da Profª Magali, encontrei um texto que ela recebeu por e-mail.
O texto completo, conta sobre um professor que tenta falar com os alunos na primeira aula após um feriado prolongado. A turma não o ouvia... então, o velho educador, levantou a voz e disse de uma vez só:




"Desde que comecei a lecionar, isso já faz muito anos, descobri que nós professores, trabalhamos apenas 5% dos alunos de uma turma.
Professor GizmoEm todos esses anos observei que de cada cem alunos, apenas cinco são realmente aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas cinco se tornam profissionais brilhantes e contribuem de forma significativa para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Os outros 95% servem apenas para fazer volume; são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil.
O interessante é que esta percentagem vale para todo o mundo.
Se vocês prestarem atenção notarão que de cem professores, apenas cinco são aqueles que fazem a diferença; de cem garçons, apenas cinco são excelentes; de cem motoristas de táxi, apenas cinco são verdadeiros profissionais; e podemos generalizar ainda mais: de cem pessoas, apenas cinco são verdadeiramente especiais.
É uma pena muito grande não termos como separar estes 5% do resto, pois se isso fosse possível, eu deixaria apenas os alunos especiais nesta sala e colocaria os demais para fora, então teria o silêncio necessário para dar uma boa aula e dormiria tranqüilo sabendo ter investido nos melhores.
Mas, infelizmente não há como saber quais de vocês são estes alunos.
Só o tempo é capaz de mostrar isso.
Portanto, terei de me conformar e tentar dar uma aula para os alunos especiais, apesar da confusão que estará sendo feita pelo resto.
Claro que cada um de vocês sempre pode escolher a qual grupo pertencerá.
Obrigado pela atenção e vamos à aula de... ".



Interessante, não é?
Pois é...





27 de agosto de 2004

 

Pintura na Quadra

A equipe de pintura foi formada por alunos do período da tarde

Depois de vender todo o espaço interno das quadras esportivas de nossa Escola Dinah, os alunos que integraram a Equipe de Pintura de Propaganda, começaram a revestir o piso com a pintura padrão para o desenvolvimento das modalidades esportivas.
Nino, João Paulo e RonaldoO Projeto, desenvolvido pelo Profº João Paulo, além de total apoio da direção e professores, teve também o auxílio do guarda-escolar mantido pela A.P.M., Nino e do estagiário João Paulo.
Os espaços foram vendidos ao comércio local, por R$-50,00 cada.
Verificando a qualidade dos trabalhos realizados (os alunos utilizaram cartões e folhetos das empresas para reproduzir as imagens), verifica-se que o valor é muito aquém do merecido; e o montante final, foi apenas suficiente para compra das tintas que os estudantes utilizaram no trabalho e para a compra do material necessário à pintura do piso das quadras.
Daiane, do 2º Verde entretida na elaboração de um painelClaro que não visávamos lucro, e sim, apenas o objetivo ja dito.
Valeu pelo trabalho e dedicação dos envolvidos (todos alunos do período da tarde), que mesmo aos sábados e dias de aula suspensa (como no replanejamento), compareceram à Escola para concluir suas obras.



Parabéns pela iniciativa e continuamos na torcida de que em breve, todos encarem nossos projetos como algo construtivo, educativo e merecedor de crédito.



Na próxima semana, as receitas de pratos típicos do Projeto Olimpíadas já estarão disponíveis na página. Não percam.




26 de agosto de 2004

 

Teatro de Tábuas

A estrutura foi montada na praça da Matriz

N.E.T.T. - Núcleo Experimental Teatro de Tábuas, é uma O.N.G. (Organização Não Governamental) que vem realizando um trabalho de incentivo ao teatro no interior, apresentou-se hoje em sua estrutura inflável na Praça da Matriz para os estudantes de Brotas.
Trailers e caminhões se transformam em escritórios, quartos e cozinhaObviamente, os alunos de nossa Escola Dinah também compareceram à apresentação.
Auto da Passagem, dirigido por Jorge Luis Braz, idealizador do projeto Circuito Estradafora, agradou muito os estudantes:
sinopse: Através do encontro casual de dois jovens em uma estação de trem, o espetáculo mergulha nas dúvidas e maravilhas do universo adolescente. O espetáculo é voltado para o público jovem, com texto original do escritor e psicólogo José Ernesto Bologna, sobre os desafios, expectativas e desencontros da "passagem" que é a adolescência.
Jorge Luiz Braz, em palestra aos colegiaisJorge Braz realizou na última terça-feira, uma série de palestras em nossa Escola Dinah no intuito de apresentar o Projeto aos alunos e convidá-los para a apresentação. O Projeto, visa sobretudo, a possibilidade de construção de teatros em cidades carentes de espaço para esse tipo de apresentação.
Na parte técnica, o que mais chamou a atenção dos alunos, foi a estranha estrutura utilizada pelo grupo, que nada deixa a desejar a uma sala tradicional de espetáculos.
Hoje pela tarde, Fernando Borges, integrante do G.E.C.M. realizou uma entrevista com Daniel Salvi, ator e diretor fundador da ONG NETT:

Mesmo na estrada, o grupo mantém-se atento às Olimpíadas. Assistiam ao jogo das meninas em uma tv de 5'


Escola Dinah: O que é uma ONG?
Daniel Salvi
: É uma Organização Não Governamental; são as chamadas Empresas do Terceiro Setor. No caso do Teatro de Tábuas, possui fins culturais não-lucrativos, que atua na área de Cultura e Educação através da Arte.
Escola Dinah: Porque Teatro de Tábuas?
Daniel SalviDaniel Salvi
: Esse nome foi escolhido porque no primeiro teatro que construímos, a matéria-prima utilizada foi a madeira. Como sabíamos que seríamos um grupo de experimentação teatral, ajustamos o nome.
Escola Dinah: Como surgiu a idéia para criar essa ONG?
Daniel Salvi
: Jorge, o idealizador do Projeto e da ONG, depois de trabalhar dezesseis anos em Pernambuco, voltou à sua cidade natal, São João da Boa Vista, para trabalhar com novos desafios; e a proposta de criar um fluxo de espetáculos no interior, fora do eixo das capitais e dar oportunidade a novos talentos, foi uma consequência.
Escola Dinah: Qual a parte mais difícil de seu trabalho?
Daniel Salvi
: Muitas vezes ouvimos "Nossa, isso não vai dar certo!". As pessoas estão acostumadas a pensar que Arte não é importante para suas vidas e, por isso, nem se permitem olhar com outros olhos. "Quebrar" esse estigma às vezes é cansativo...
Escola Dinah: E quais situações dão mais satisfação?Flagramos a montagem do interior do teatroDaniel Salvi: Quando percebemos que conseguimos tocar uma pessoa, uma criança, que alguém se emocionou e, mais que isso, que alguém mudará algo em sua vida porque "mexemos" com ela.
Escola Dinah: Vocês sobrevivem com o teatro? Existe outra fonte de renda?
Daniel Salvi
: No Teatro de Tábuas, os técnicos são contratados para os serviços que realizam, e os atores são pessoas que optaram viver do que fazem. Todos viajamos na itinerância ou desenvolvem seus trabalhos em São João, por isso estão sempre ligados às atividades do teatro... Os atores, sei que "só" fazem isso, já os técnicos, nada os impede de fazer outras coisas... mas nunca soube que fizessem.



Os integrantes do grupo são jovens e dispostos a seguir seus sonhos.
É isso que esperamos também de nossos alunos.
Que sigam seus sonhos. Acreditem em vocês e aprendam a viver; mais do que apenas saber.
Teorias são apenas textos ou frases feitas. A vida, é bem outra.


Sucesso ao Grupo e ao Projeto.

E Parabéns pela coragem, de fazer da
Arte sua forma e opção de vida!




Veja as matérias anteriores nos arquivos.
Criação, Edição e Atualização
Paulo Antonouza